2009-07-07

As três opções quando o funcionário faz corpo mole para ser dispensado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/07/2009, sobre as três opções que um gerente pode tomar quando um funcionário enrola, esperando ser demitido.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

As três opções quando o funcionário faz corpo mole para ser dispensado

dormindo no trabalho
Uma consulta sobre uma situação não muito incomum em empresas. Diz um ouvinte gerente: "Tenho um subordinado que está fazendo corpo mole porque quer ser mandado embora. Minha vontade é realmente dispensá-lo, mas tenho dúvidas se essa é de fato, a melhor solução."

Vamos lá, eu passei por algumas situações semelhantes, e acredito que qualquer gerente que está há mais de 10 anos na função, tem uma história dessas para contar. Na prática, eu usei as três opções possíveis.

A primeira é a de tentar entender os motivos que levaram a essa situação. Conversar bastante com o subordinado e tentar recuperá-lo. Vantagem: é mais humano. Desvantagem: gasta-se um tempo que poderia ser melhor investido com outros subordinados, que gostam do que fazem e querem ficar na empresa.

A segunda opção é radicalizar, informando ao subordinado que se ele continuar fazendo corpo mole, será advertido duas vezes por escrito e depois demitido por justa causa. Vantagem: passa-se uma mensagem clara para todos os demais. Desvantagem: não ouvimos as razões do subordinado, que podem estar afetando, por enquanto em menor grau, também os colegas dele.

E terceira opção: atender ao desejo do empregado, e demití-lo sem justa causa. Vantagem: livramo-nos rapidamente do problema. Desvantagens: a empresa terá que arcar com a multa do fundo de garantia e outros subordinados poderão se sentir tentados a usar a mesma estratégia do colega demitido.

Nenhuma das três opções é boa. Mas em minha opinião, a terceira é a mais razoável, porque ela pune quem merece ser punido: a própria empresa. A multa será um castigo para a empresa, por ter contratado a pessoa errada. Porque no fundo, a situação é decorrente de um mal processo de seleção.

O que eu sugiro ao ouvinte gerente é que ele tome a decisão que considere a mais profissional, mas que proponha uma discussão sobre os métodos de contratação da empresa.

O caso do corpo mole é extremo, mas eu diria que 90% dos problemas de relacionamento entre chefes e subordinados ou entre colegas, decorre de falhas que seriam evitadas por uma seleção mais apurada.

É por isso que nenhuma das três opções mencionadas é boa. Todas elas lidam com as consequências do problema, e não com as causas dele.

Max Gehringer, para CBN.

10 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Querido,

Eu detesto quem faz corpo mole para ser dispensado!!!! Ótimo post.

E, respondendo à sua pergunta, comentários em blog contam sim!!!! Vc é um fofo, obrigada por ser nosso leitor.

Mais uma vez: escreva sobre relacionamentos. No seu blog e no nosso, como convidado. Que tal?

Beijos,

Bela - A Divorciada

Dois cigarros e um café. disse...

Rá. Ler esse post foi uma piada.

Beijundas ^^

CintiaYamane disse...

se eu fosse o chefe ficava com a segunda

Ana P. disse...

Eu... lembrei da Cristal, mas ela já apareceu aqui, HAUHAUAHUAHUHAUHAUHAUHUA!

Ana P. disse...

Ah, e na minha empresa, tanto faz vc fazer corpo mole ou não, até mesmo pq, lá, SÓ OS TONTÃO TIPO EU não fazem corpo mole.

Andarilho disse...

Mas vc não foi promovida? Deve ser pq vc não fez corpo mole, hauhauhuah.

Anônimo disse...

"Mal processo de seleção" apenas nos casos de funcionários novos... e quando o funcionario tem 5, 10, 20 anos de empresa??
Atualmente os funcionários tem tantos direitos e os sindicatos estão tão fortes, que tenho medo de enfrentar o funcionario. Na pratica, a terceira é a menos pior, causando prejuizo para a empresa. Infelizmente, os empresarios estão acostumados a pagar o pato sempre... impostos, leis sem cabimento para fiscalização chegar querendo dinheiro, entre outros.

Marcos disse...

Pelo que vi, pra você o problema vem do funcionário, não do gerente ou patrão, realmente funcionário birrento é complicado de se lidar, mas muitas das vezes a culpa dessa birra são gerentes e patrões soberbas e arrogantes, que se sobrepõe aos subordinados se achando o dono incondicional da razão, será que reflexão e auto analise não é mais saudável? Sou funcionário de uma empresa que não respeita seus funcionários e estou tendo atitudes que não concordo mas acho que na atual situação, são necessárias, cada um usa as armas que tem, pura lei da sobrevivência.

Anônimo disse...

Mas por exemplo se caso o funcionario antes trabalhava mais rapido, mas depois começou a ficar lento demais, mas chegando sempre no horario e fazendo todo o trabalho pedido, mas devagar oque eu posso fazer? posso dar a advertência escrita a ele ? ou isso não seria legal ?

Edina Regina disse...

Eu acho que as leis trabalhistas deviam sofrer uma atualização...Se o funcionário quer sair, devia ser dispensado com direito de retirar o fundo de garantia apenas. Não é justo a empresa ter que arcar com multa uma vez q o funcionário não tem mai interesse e continuar trabalhando. Estou passando por isso. Precisa sair para cuidar de minha mãe, mas não posso pedir demissão, pois o FGTS ajudaria a estruturar minha vida. Mas a empresa não concordou em me demitir e eu não consigo fazer corpo mole...