2009-07-30

As perversas leis do mundo corporativo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/07/2009, com um apanhado de leis do mundo corporativo. E em seguida, algumas outras leis, também do Max, que constam no seu livro "Não Aborde seu Chefe no Banheiro".

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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As perversas leis do mundo corporativo

lei de murphy
De todas as coisas que a gente aprende quando trabalha, a mais importante talvez seja a Lei de Murphy: se alguma coisa puder dar errado, vai dar. Porque ela explica a empresa e a carreira da mesma maneira que Einstein explicou que E=mc2. Com a vantagem de que qualquer um entende o que Murphy estava querendo dizer.

Eu fiz um pequeno apanhado dessas leis perversas, e certamente uma delas irá explicar alguma dúvida ou algum problema que nossos ouvintes estejam enfrentando. Vamos lá:

Lei de Zimmerman: se você está fazendo tudo direitinho, ninguém vai perceber que você existe.

Lei de Bok: o conhecimento custa caro, mas a ignorância custa muito mais.

Racional de Uhlmann: se um fato puder ser explicado apenas pela burrice humana, procurar qualquer outra explicação será perda de tempo.

Lei do Profeta: não importa o que aconteça, alguém vai dizer que já esperava que aquilo acontecesse.

Lei de McKenna: as explicações provam que os erros sempre têm mais lógica do que os acertos.

Lei da Criatividade Cruel: quando uma solução perfeita é encontrada, ela não se encaixa no problema que estamos enfrentando.

Princípio de Gall: qualquer decisão que resolva um velho problema, vai criar dois problemas novos.

Lei de Dean: na vida profissional, tudo é mais fácil para quem só pergunta, em vez de responder.

Lei da Reunião: a quantidade de opiniões emitidas é inversamente proporcional à importância da decisão a ser tomada.

Teorema de Bowie: se tudo parece estar funcionando perfeitamente bem, alguma coisa está errada.

Máxima da Gestão por Competência: quando ninguém assume a responsabilidade por um erro, a culpa irá sempre recair sobre o funcionário de menor grau hierárquico.

Caso algum ouvinte pondere que essas leis realmente conseguem explicar todas as situações do mundo corporativo, exceto a situação que ele próprio está enfrentando neste momento, isso só viria a provar que Murphy estava certo.

Max Gehringer, para CBN.

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não aborde seu chefe no banheiro
As do livro:

Axioma de Allen: se todas as outras tentativas falharam, é hora de tentar o manual de instruções.

Regra de Acheson: manuais não são escritos para informar o usuário, mas para proteger o fabricante.

Máxima da Computação: errar é humano, mas erros monumentais requerem um computador.

Lei de Corcoran: tudo o que está salvo na memória é inútil, até o momento em que é deletado.

Lei da Credibilidade Espontânea: qualquer pessoa sempre acredita em algo que seja (a) cochichado em seu ouvido ou (b) impresso em formulário de computador.

Lei de Dobbins: se a teoria não está funcionando, use um martelo.

Lei de Donahue: qualquer coisa que valha a pena custa caro.

Lei de Gold: desculpas não garantem nada, porque erratas também contêm erros.

Lei de Graditor: tudo o que pode dar defeito vai dar, mas só depois que acabar a garantia.

Corolário de Johnn: todo sistema funciona bem, desde que a gente não precise dele.

Lei de Maier: quando os fatos estão em desacordo com a teoria, livre-se dos fatos.

Lei de Marek: nenhuma idéia é tão simples que não possa ser complicada.

Lei de Meditz: quando alguém encontra alguma coisa que vinha procurando há muito tempo, descobre que não era bem aquilo que estava procurando.

Corolário de Merrill: no longo prazo das corporações, não haverá vencedores, apenas sobreviventes.

Lei de Nest: qualquer sistema posto em prática com 99% de possibilidade de funcionar bem, tem 99% de possibilidade de funcionar mal.

Observação de Orben: a caixa onde vem acondicionado um micro novo produz duas caixas de lixo.

Regra de Rosenbaum: para achar alguma coisa que foi perdida, basta comprar outra igual.

Princípio de Shaw: qualquer sistema que seja desenvolvido para ser tão simples que até um idiota pode usar, nenhum idiota vai querer usar.

3 comentários:

disse...

kkkkkkkkkkkkk

O pior é que acontece mesmo.

Ainda mais pra quem procura desastre e problema.

Bjo

CintiaYamane disse...

eitcha nois, quantos posts novos.. n_n

aah eu ja tinha lido sobre alguns, mas não nessa linguagem.. aah mas é sempre assim, sempre falei que essas coisas era batata!! sempre acontece merdinha... (Lei do Profeta)XD
outro dia eu cheguei no ponto de bus, e o que eu pego normalmente nao estava la.. dae entrei dentro de um outro, que faz o mesmo caminho, mas que sempre é 5 mil vezes mais lotado... ai fiquei esperando 10 minutos e esse bus que eu tava so lotava e não saia logo.. só vi o outro (que eu deixei de pegar) passando por mim, vaziozinho... a unica coisa que me vinha na mente nakele momento era: QUE BOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSTAAA

Ana P. disse...

E eis uma verdade que provavelmente estava nas letras miúdas quando assinei meu contrato com a Caixa:

Máxima da Gestão por Competência: quando ninguém assume a responsabilidade por um erro, a culpa irá sempre recair sobre o funcionário de menor grau hierárquico.