2009-07-21

Quando o diploma é incompatível com a experiência de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/07/2009, sobre como a experiência anterior em uma área diferente da área de formação afeta a sua carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Quando o diploma é incompatível com a experiência de trabalho

diploma pago
O comentário de hoje responde a varias consultas, recebidas de ouvintes entre 28 e 45 anos, que concluíram cursos superiores, mas nunca trabalharam na área em que acabaram de se formar. E a pergunta que todos fazem é a seguinte: O quanto essa experiência anterior, numa área diferente, poderá prejudicar a busca por uma vaga na área de formação.

Vamos lá. O que esses ouvintes fizeram não prejudica em nada. O que prejudica é o que eles não fizeram.

A melhor maneira de entender isso é colocando-se no lugar de um recrutador, que precisa escolher o melhor candidato, dentre aqueles que se candidatam a uma vaga. Vamos por dizer, por exemplo, uma vaga no setor de marketing de uma empresa. Dentre os inúmeros currículos que o recrutador irá avaliar, a maioria será de profissionais com alguns anos de formação e igual número de anos de experiência prática na área de marketing.

Mas um dos currículos poderá ser o de um profissional que trabalhou alguns anos na área administrativa, por exemplo, e acaba de se graduar em gestão de marketing.

Se nossos ouvintes estivessem na pele do recrutador, eles certamente separariam os currículos em 3 pilhas. Os currículos que juntassem formação e experiência específica, iriam para uma primeira pilha. A segunda pilha seria a dos que têm experiência, mas não tem formação. E a terceira, seria a dos que têm formação, mas não têm qualquer experiência.

Não é difícil deduzir que as duas últimas pilhas somente seriam consideradas caso não houvesse um único candidato respeitável na primeira pilha. Mas a chance de isso ocorrer é desprezível. Porque sempre aparecem muitos candidatos capazes de preencher plenamente as condições de escolaridade e de experiência.

Para quem deseja mudar radicalmente de setor, as melhores oportunidades estarão dentro da própria empresa. Numa disputa por uma vaga em outra empresa, a mudança dependeria de uma indicação direta. Outra sugestão é o ouvinte tentar ingressar numa boa empresa, na área que já tenha experiência, para depois tentar dar o salto interno para a área da nova formação.

Sinto ter que concordar com os ouvintes que escreveram, mas um diploma incompatível com a experiência anterior, de fato não gera oportunidades imediatas para quem não conhece um profissional disposto a fazer uma recomendação direta.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Tô fudida então, é isso? HUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAA!