2009-07-22

'Meu chefe mudou de comportamento' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2009, sobre um empregado que tinha uma boa relação com o chefe, mas agora o chefe evita falar com ele.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

'Meu chefe mudou de comportamento'

calado
Escreve um ouvinte: "Meu chefe sempre teve uma relação bastante informal comigo. Ele frequentemente me relatava situações pessoais ou profissionais, pedia minha opinião e sempre se mostrava receptivo às sugestões que eu fazia. De alguns meses para cá, entretanto, o comportamento dele foi mudando gradativamente, até chegar ao ponto atual, em que ele só fala comigo quando não tem como evitar. Não sei se vou conversar com ele, se fico na minha ou se peço a conta, para forçar um entendimento."

Bom, se o seu chefe mudou o comportamento em relação a todos os subordinados, ele tem um problema. Se só mudou em relação a você, então você tem um problema.

Na esmagadora maioria dos casos, uma situação como a sua, só tem uma explicação. Em algum momento, e talvez até de forma inconsciente, você aproveitou a proximidade que tinha com o chefe e falou alguma coisa que não devia ter falado. Não diretamente para o chefe, mas para algum colega. E isso chegou aos ouvidos do chefe, talvez com uma pitada de maledicência, da parte de quem contou.

Das três opções que você propôs, a pior é pedir a conta, porque o chefe pode aceitar a sua demissão, sem querer ouvir os seus motivos. E aí você ficaria não só sem saber o que aconteceu, como também sem emprego.

A melhor opção é a primeira: ir conversar com o chefe. Mas não pergunte por que ele mudou de atitude. Pergunte se o seu trabalho está dentro do que ele deseja de um bom subordinado, e o que mais você pode fazer.

Se você ouvir uma resposta vaga e rápida, do tipo "está tudo bem, não se preocupe", isso significa que nem tudo está bem, mas a segunda parte é correta: você não deve ficar preocupado.

Qualquer que tenha sido o motivo que melou o relacionamento, o seu chefe o atribuiu a alguma ação sua. E ele não quer falar a respeito. Ele só quer que você faça o seu trabalho. Se ele quisesse dispensar você, já teria dispensado.

Eu sugiro que você aceite que deixou de ser o confidente do chefe, e se concentre em suas tarefas. Ou, como você mesmo escreveu, fique na sua. Mas sem relaxar, nem vacilar. A melhor maneira de conseguir isso é fazendo de conta que você tem um novo chefe, diferente do anterior. E por isso, precisa fazer novamente o que já fez um dia: conquistar o respeito dele.

Max Gehringer, para CBN.

9 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que logo de início me deu um frio na espinha pelo funcionário que passa por isso, seja sensação ou realidade.

Não tem jeito, o cara pode ter perdido a mãe, mas o primeiro pensamento do fundionário vai ser 'será que é comigo?'

abraço

Perdido disse...

Meu chefe mudou comigo pra melhor... agora ele só é um pouco chato (antes era muito).

Mal posso esperar pra ele me passar uma rasteira!

Ana P. disse...

Esse negócio de amizade com chefe, de boa? Eu cortei.

Perdido disse...

Também, você quis namorar o chefe! ¬¬

Andarilho disse...

@Perdido, não entendi, pra quem foi esse comentário?

Ana P. disse...

Eu não quis namorar o chefe. Abafa o caso? AHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHUAHAUHUA!

Aliás, se tem uma coisa na qual eu acredito FIRMEMENTE, é que onde se ganha o pão, não se come a carne.

E tenho dito.

Andarilho disse...

Se for uma chefe bonitinha, eu não ligo.

Ana P. disse...

Confesso, já tive um chefe bonitinho. Aliás, bonitinho é pouco! Well, hoje ele não é mais meu chefe. Mas tb ele é casado, então não rola...

Andarilho disse...

Nós, que temos escrúpulos e acreditamos na instituição do casório, sempre perdemos oportunidades. Nem que seja pra nos machucarmos mais ainda.