2009-07-18

Filme: Quem me Amar me Siga

Aqui em Floripa está rolando esta semana um festival de filmes franceses, exibidos no Centro Integrado de Cultura (CIC). O CIC, apesar de estar passando por reformas, e estar praticamente todo interditado, mantém a sala de cinema funcionando. É uma pena, porque era muito bom antes ou depois da sessão, e ir tomar um trago no Café Matisse.

quem me amar me siga poster
Mas voltando aos filmes, fui ver hoje o filme de 2006, Quem me Amar me Siga (no original, Qui m’Aime me Suive).

O filme conta a história de Max, um médico de 35 anos e filho mais novo de uma família de médicos, que acaba de ser promovido no trabalho. Casado com a sua 'mulher ideal', uma advogada, parece que Max tem tudo o que sempre sonhou. Mas o verdadeiro sonho de Max tem a ver com música, e não pacientes cancerosos chorões.

Um dia, depois de um dia difícil, ele conhece Chine, uma bela cantora num bar. E em meio a muitos uísques, apresenta uma proposta a ela, de se juntar à banda de rock dele (banda essa, que não existe). No dia seguinte, já sóbrio, ele toma uma decisão: seguir seu sonho e realmente montar uma banda de rock. Para isso, ele larga o emprego promissor, chama velhos amigos músicos e monta a sua banda, tocando escondido num porão de uma amiga.

quem me amar me siga max e chine
A questão é: será que os conhecidos de Max o apoiarão nesta mudança radical em sua vida? A esposa, os pais e os amigos, como todos eles reagirão a esse novo Max?

quem me amar me siga max e chine
O filme apresenta essa questão, a busca de sonhos, de maneira leve, sem grandes tragédias. Ele deixa alguns personagens secundários "na dúvida", no sentido que apenas flerta com o desenvolvimento destes, mas não efetivamente os desenvolve, como Praline, a personagem de Julie Depardieu (filha do conhecido Gerard Depardieu), que apesar de ser um grande nome nos créditos e narradora da história, nunca brilha muito na tela.

quem me amar me siga anna e praline
Apesar disso, Quem me Amar me Siga mostra um excelente ritmo com os personagens principais, Max, sua esposa Anna e Chine, e a (apenas?) parceira de banda. Com a inspiração da banda, o bom ritmo do filme não é surpresa: ele é como o rock que toca por todo o filme. Que aliás, merece destaque: as músicas são muito boas, e a trilha sonora do filme é empolgante.

Em suma, o filme Quem me Amar me Siga é recomendadíssimo pra três tipos de pessoas: os que gostam de bons filmes; os que estão passando por mudanças e buscando seus sonhos; e os que adoram um bom rock 'n roll, baby!

Trailer (em francês, e sem legendas, pq foi o único que eu encontrei):


4 comentários:

Anônimo disse...

Também estive na segunda noite do Festival de Cinema Francês do CIC, vi este filme e me encantei por ele. Estava no Google pesquisando sobre o mesmo e achei seu site. Hehe. Abraços.

Ana P. disse...

O filme deve ser bem off circuito mesmo, pq olha, não achei UM cinema aqui em Sampa que esteja passando.

Mas né, eu espero um pouco mais.

Andarilho disse...

Agora eu acho que só passa em festivais e coisas do gênero. Aqui em Floripa vai ter sessão na quinta ainda.

Ana P. disse...

É que fica meio complicado eu falar no trampo que preciso faltar pra ir assistir um filme em Floripa, entende? Tipo... sessão mto cara, não rola, hahahahahahahahahaha!