2009-07-31

Pega mal sair com pouco tempo de casa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/07/2009, sobre a reação do chefe ao pedido de demissão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Pega mal sair com pouco tempo de casa

chefe escandaloso
"Recebi uma proposta de uma empresa concorrente", escreve um ouvinte. "O problema", ele diz, "é que estou há apenas 4 meses em meu atual emprego. Gostaria de saber se pegal mal eu sair e também como comunicar a minha decisão ao meu chefe, caso eu resolva sair."

Sim, pega mal. Um processo de recrutamento tem um custo. E a empresa terá que arcar com o prejuízo de preencher duas vezes a mesma vaga, em curto espaço de tempo.

Quanto à maneira de dizer que você está indo embora, a mais indicada é a burocrática. Uma simples carta de demissão, de duas ou três linhas, comunicando que você está se demitindo a partir do dia tal, e que cumprirá o aviso prévio. Não é necessário explicar nesta carta os motivos da saída e nem agradecer a empresa ou coisa do gênero, porque isso soa falso.

Agora, vem a parte mais interessante, que é a reação do chefe. Muitos ouvintes em situação semelhante, já me escreveram, contando que ficaram angustiados pensando na melhor maneira de pedir a conta. E principalmente, tentando antever qual seria a reação do chefe.

E, para frustração da maioria, o chefe simplesmente não reagiu. Apenas disse que se era aquilo que o subordinado queria, então não havia o que discutir. Raros foram os casos em que o chefe tentou reverter a decisão.

Qual seria a razão dessa atitude inesperada? É algo chamado importância relativa. Quase sempre, o empregado se considera muito importante para a empresa. Isso vem da autoestima, da autoconfiança, e de outros fatores, puramente pessoais.

Já para a empresa, a análise é mais racional. Se o empregado não é depositário de informações confidenciais, que podem causar muito estrago caso caiam nas mãos do concorrente, e se o empregado desempenhava uma função que pode ser facilmente preenchida, o chefe aceita a demissão sem lero-lero.

Por isso, ao pedir a conta, o nosso ouvinte deve se preparar para o caso do chefe dele perder as estribeiras e armar um escarcéu. Mas também deve se preparar emocionalmente para escutar que ele não fará falta alguma.

E no íntimo, o nosso ouvinte deve torcer por aquilo que ele parece estar querendo evitar: que o chefe reaja da pior maneira. Porque entre uma reação de ferocidade e uma reação de indiferença, a segunda irá doer muito mais.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Eu já acho que pedir demissão só pega mal se vc vai ficar desempregado. Tem que ligar se vai pegar mal ou não, né?

Pega mal vc ser um péssimo funcionário, isso sim