2009-07-14

Saber ser político é vital para a carreira profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/07/2009, sobre como ser um funcionário político.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Saber ser político é vital para a carreira profissional

político
Um ouvinte escreve para contar que foi avaliado pelo gerente. E na avaliação, o gerente disse que o nosso ouvinte não sabia ser político. Ao que nosso ouvinte respondeu com orgulho: Não sei mesmo. Porque, diz o ouvinte, ele imediatamente pensou em substantivos como corrupção e malversação, e em verbos como mentir, enganar e esconder.

De fato, as sucessivas denúncias de escândalos desgastaram a imagem da classe política brasileira. Mas para entender melhor o que o gerente do nosso ouvinte quis dizer, é preciso saber separar a política, como instituição, do político, o ocupante temporário de um cargo público. A diferença é que os políticos passam, e a política fica.

Por isso, saber ser um funcionário político continua sendo vital para a carreira profissional. O funcionário político pratica aquilo que a política tem de melhor:

- Ele sabe costurar alianças

- Consegue se relacionar bem em todas as direções do organograma

- Sabe distinguir a hora de falar da hora de ouvir

- E está sempre disposto a oferecer apoio, porque sabe que um dia também precisará ser apoiado se quiser subir na carreira.

Para o nosso ouvinte, eu diria que o primeiro passo para aprender ser político em uma empresa é o elogio. E a melhor maneira de começar a praticar é escolhendo um colega não muito apreciado pelos demais colegas. Aquele assim, meio casca de ferida. E procurar, dentre todas as coisas que o casca faça, algo que ele tenha feito de bom. E aí, elogiar o casca pelo trabalho bem feito.

A reação dele pode ser qualquer uma, desde ficar agradavelmente surpreso por ter sido elogiado, até responder malcriadamente que não precisa de puxa-sacos. Mas a reação do casca não tem importância. O importante é praticar a política arte de reconhecer o mérito alheio.

Qualquer profissional que conseguir dar esse pequeno passo, o do elogio sincero que fará um colega se sentir bem, começou a trilhar a estrada da política na carreira profissional.

Há quem acredite que ficar distribuindo elogios é politicagem barata, porque cada um tem a sua obrigação a cumprir e ganha para isso. Contrariando essa teoria, há o fato de que todos os presidentes de grandes empresas, são bons políticos. E eles não se tornaram políticos porque chegaram à presidência. Eles chegaram à presidência porque souberam ser políticos.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: