2008-11-19

Agência de recolocação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/11/2008, sobre agências de emprego e os serviços que elas prestam. E um alerta, para não cair no golpe do emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/****************************************************************

Agência de recolocação

temos vagas agência de emprego
"O que é uma agência de recolocação?", pergunta uma ouvinte.

Vamos começar fazendo uma distinção. Existem dois tipos de agências de empregos. Aquelas que prestam serviços para pessoas jurídicas, que são as empresas, e aquelas que prestam serviços para pessoas físicas, que são os profissionais à procura de emprego.

As agências que atendem às empresas, possuem recrutadores especializados, chamados de headhunters. Quando uma empresa abre uma vaga, ela contrata um headhunter, que sai caçando os candidatos mais adequados. Hunter quer dizer caçador. O trabalho do headhunter é sempre pago pela empresa e nunca pelo candidato.

Já as agências que atendem às pessoas físicas, são chamadas de empresas de recolocação. Mas, ao contrário do que o nome parece sugerir, elas não saem procurando vagas para os profissionais que contratam os serviços delas. Essa é a diferença. O headhunter lida diretamente com as empresas. As agências de recolocação não têm contato direto com as empresas.

O que essas agências fazem é preparar as pessoas. E essa preparação pode incluir avaliação psicológica, treinamento para entrevistas e dinâmicas, a formatação do currículo, e o envio desses currículos para uma lista de centenas de empresas. As agências de recolocação cobram uma taxa para fazer tudo isso, evidentemente. Mas, em momento algum, elas dão qualquer garantia de que o emprego será conseguido.

Por isso, é preciso tomar cuidado com um terceiro tipo: as agências que ligam oferecendo emprego. Após passar por um par de entrevistas, o candidato é informado de que existe a vaga perfeita para ele. Praticamente certa. E tudo o que ele precisa fazer é assinar um contrato e pagar antecipadamente uma taxa. Caso contrário, ele perderá a vaga. Alguns assinam e aí caem no golpe do emprego, porque a tal vaga nunca existiu.

Já as agência sérias de recolocação não fazem promessas, mas de fato, ajudam.

Lamento não poder fornecer nomes de agências, nem aqui nem por email, mas sugiro aos interessados que façam uma busca na Internet e marquem consultas em três agências. Para avaliar e comparar os serviços oferecidos e os preços cobrados.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Ana P. disse...

É foda, mas eu particularmente nunca confiei nesse trem de agência... sempre corri atrás no jornal, na internê e indicações.

Até eu cair da caixa...

Andarilho disse...

Cair da caixa?

Ana P. disse...

NA... eu quis dizer NA caixa!

Ahuahuahuahuahuahuahuahuahuhaua!

Vem pra caixa você tb [não a funerária]

ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuhauhauhua!!!