2008-11-27

As chances no mercado de trabalho para quem já chegou aos 50 anos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/11/2008, sobre o mercado de trabalho para quem já tem mais de 50 anos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*********************************************************************

As chances no mercado de trabalho para quem já chegou aos 50 anos

"Atingi meio século de vida", diz um amável ouvinte. "E me vejo numa situação que nunca antes me havia passado pela cabeça: fiquei desempregado de repente, vítima de um programa de reestruturação que a minha empresa implantou por causa da bendita crise mundial.

executivo estressado
Antes que eu me desespere, gostaria de saber quais são as reais chances no mercado de trabalho, de alguém com 50 anos de idade."


Em primeiro lugar, parabéns pelo cinquentenário. Quanto às suas chances, elas são menores do que as de alguém com 40 anos e maiores do que as de alguém com 60. Mas a boa notícia é que suas chances são melhores do que você provavelmente está imaginando.

A sua consulta permite esclarecer uma situação que foi provocada pela repetição constante de uma frase: a de que empresas discriminam pessoas com 50 anos. Se isso fosse verdade, o maior índice de desemprego estaria na faixa dos 45 aos 60 anos, mas não está. O maior contingente de desempregados, proporcionalmente ao número de candidatos a um emprego, está na faixa dos jovens entre 18 e 25 anos. Na faixa dos 45 aos 60, 85 de cada 100 profissionais, estão empregados.

Certamente há empresas que dão preferência a candidatos mais jovens, para poder investir neles e desenvolvê-los a médio e longo prazo. Mas isso não significa que exista uma discriminação generalizada contra profissionais sêniores. O importante é não atribuir somente à discriminação por idade, a insuficiência de outros fatores, igualmente relevantes.

Um profissional veterano, capaz de acompanhar o ritmo tecnológico do mercado de trabalho, que tenha os cursos e idiomas que são pré-requisitos para contratações, e um histórico de boas realizações anteriores, ainda terá muitos anos de carreira pela frente. Portanto, não há motivo para o nosso ouvinte se desesperar, embora ele vá precisar de paciência.

Como sugestão, nosso ouvinte deve concentrar a sua busca por um novo emprego em empresas de médio e pequeno porte. Nelas, a experiência ainda é bastante valorizada, e o número de candidatos por vaga, é menor do que nas empresas de grande porte.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Não sei se eu devo me preocupar tanto. Com meio século de vida, se eu continuar nesse ritmo que estou, provável eu já tenha passado dessa pra uma melhor.