2008-11-11

A melhor dinâmica de grupo que já vi - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/11/2008, sobre uma dinâmica de grupo que não ficou apenas no blá blá blá, mas fez questão de simular algo cotidiano nas empresas: a pressão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/*********************************************************

A melhor dinâmica de grupo que já vi

dinâmica de grupo
Em outras ocasiões, já falamos sobre dinâmicas de grupo. No mais das vezes, ecoando a opinião de nossos ouvintes, eu concordei que as dinâmicas estavam ficando criativas demais e sem qualquer ligação com a vaga que estava sendo oferecida. Para a maioria dos candidatos, uma pergunta do tipo: se você fosse um bicho, que bicho você seria?, só faria sentido se eles ainda estivessem cursando o ensino fundamental.

Dito isso, recebi uma mensagem de uma ouvinte, malhando uma dinâmica. Diz ela: "A dinâmica foi marcada para as oito horas da manhã de uma quarta-feira. Na terça-feira a noite, a empresa mandou um email dizendo que a dinâmica seria sobre dados e fatos da própria empresa. Só isso, sem nenhum anexo.

Eu"
, continua dizendo a nossa ouvinte, "só abri meu email às onze da noite, quando quem me mandou a mensagem já estava dormindo. No dia seguinte, eu teria que levantar às seis da manhã para chegar em tempo na dinâmica. E no fim, não fui selecionada. Pergunto: uma empresa não deveria ser mais organizada e permitir que os candidatos se preparassem melhor?"

Ao ler a queixa da ouvinte, eu pensei comigo: essa foi a melhor dinâmica de grupo que eu já vi. Por sua simplicidade e por ir direto ao ponto.

Nossa ouvinte tinha boas justificativas para dar no dia da dinâmica. Na véspera, ela estava cansada depois de um dia cheio, só abriu o email tarde da noite e teria que madrugar no dia seguinte. Além disso, a empresa não forneceu os dados para serem estudados.

Enquanto isso, outros candidatos devem ter varado a madrugada acessando sites, tanto da empresa quanto sobre a empresa, e decorando informações e anotando os números mais relevantes. E um deles, certamente acabou sendo contratado, apesar das eventuais olheiras da noite mal dormida.

A dinâmica refletiu com precisão o que é uma empresa. Nunca há tempo suficiente para uma preparação perfeita. As coisas acontecem de repente e é preciso saber reagir rápido. E mesmo as melhores desculpas não são aceitas quando um trabalho não é feito. Esse foi o recado passado na véspera da dinâmica.

Boas oportunidades são raras. Quando uma delas surgir, não durma no ponto.

Max Gehringer, para CBN.

/*********************************************************

P.S. Eu já participei de várias dinâmicas de grupo. E o exercício da dinâmica que aparece na foto, por incrível que pareça, é real e o pessoal faz mesmo. É uma babaquice, mas faz...

Um comentário:

Ana P. disse...

HAhahahahahahahahaha!!!

Por eu estar na faculdade e deixar todos os meus trampos pra última hora, estou aprendendo direitinho como trabalhar com deadlines!!!

PS: a mulher abriu o email ONZE DA NOITE, puta cedo! Meu, onze da noite eu nem liguei meu micro ainda pra começar a ler os quinhentos milhões de textos atualizados do feed. E ainda comentar todos, e ainda tentar fazer um post decente sobre alguma coisa de interessante que eu tenha visto.

O mundo é dos mais ágeis, colega! Ele podia ter resumido essa enrolação todo nessa única frase!