2009-10-13

Filme: 9 - A Salvação

Terça-feira é dia de desconto no cinema que eu frequento, por isso, ao sair do trabalho hoje, fui direto pra lá. Infelizmente eu esqueci que as sessões de terça sempre são cheias de pirralhos e aborrescentes, mas por sorte, desta vez eles ficaram muito atrás de mim e não me incomodaram enquanto eu assistia a animação 9 - A Salvação (subtítulo totalmente desnecessário, no original é apenas 9).

filme 9 a salvação cartaz pôster
A primeira coisa que salta aos olhos é o nome de Tim Burton no cartaz. Mas neste caso, ele é apenas o produtor. O que não quer dizer que o filme não tenha "aquele estilo" de Burton, em que o clima sombrio reina absoluto.

O visual do filme é fantástico. A animação é muito boa, e o design mistura aquele clima apocalíptico pós-guerra sombrio, com uma pitada de steampunk. O resultado é que visualmente, o filme é perfeito. Infelizmente, a história tem alguns buracos e inconsistências que, se não chegam a estragar o resultado final, comprometem o que poderia ser um filme inteiramente perfeito.

filme 9 a salvação clima pós-apocalíptico sombrio
9 acompanha a história de um pequeno robô feito boneco de pano (não, não é parente da Emília do sítio), que não tem um nome propriamente dito, apenas um número, 9, pintado nas costas. Nascido num mundo pós-apocalíptico, 9 encontra outros como ele, seus irmãos numéricos (de 1 a 8). E apesar deste mundo em ruínas não ter uma alma viva (além dos pequenos números), existem perigos nele. E sobretudo, um grande perigo que será despertado...

Ok, é uma descrição bem genérica da história, mas falar mais pode entregar alguma surpresa. Então, como eu vou falar mais, se você ainda não viu o filme e gosta de descobrir a história vendo o filme, termine a leitura por aqui (apesar de que eu tentarei não dar muitos spoilers, e o trailer entregar boa parte também).

filme 9 a salvação nove sete e cinco
O clima pós-apocalíptico vem de uma guerra entre humanos e máquinas, e é impossível não lembrar da trilogia Matrix em algumas cenas que mostram as máquinas se levantando. Entretanto, neste mundo, literalmente todos seres vivos acabaram morrendo na guerra, não sobrando ninguém pra ficar de pilha. Apesar do clima ficção científica, a história se envereda também por um viés mais alquímico, digamos assim, com transferência/transmutação de almas, por exemplo.

Infelizmente, apesar da ideia ser boa, a história acaba com alguns buracos e pontos inconsistentes. Um exemplo? Se o "skynet" lá não precisava de almas pra funcionar, por que ele só "voltou a vida" depois de sugar a alma de um dos numéricos?

filme 9 a salvação nove enfrentando robôs
Concluindo, 9 - A Salvação tinha potencial pra muito mais. Mas isso não impede que seja um filme muito bom, divertido de se assistir (especialmente se você for fã de Burton) e visualmente maravilhoso. Eu recomendo (em especial, porque a cópia que vi era legendada, uma raridade em se tratando de animações, mesmo aquelas para adultos).



Para saber mais: crítica do Omelete.

Nenhum comentário: