2009-10-02

Qual o seu diferencial? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/10/2009, com o que dizer quando perguntado numa entrevista de emprego com o seu futuro chefe, sobre qual o seu diferencial.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Qual o seu diferencial?

escalando montanha
Consulta de uma ouvinte que quase conseguiu o emprego que ela queria. Ela conta como foi: "Tenho 32 anos e já participei de várias entrevistas. Nunca tive problema em nenhuma delas, porque acredito que sei me expressar bem. Num processo de seleção de que participei este mês, para uma vaga que eu realmente queria, a última entrevista foi com o gerente da área. Imagino que ele fosse a pessoa que finalmente iria decidir qual dos 3 candidatos finalistas seria contratado.

A primeira pergunta que o gerente me fez foi: 'Qual é o seu diferencial?'. Fiquei em dúvida se ele queria ouvir apenas uma única palavra como resposta, ou um relato de situações pouco usuais que enfrentei na vida profissional, e como consegui lidar com elas. Optei pela segunda hipótese, comecei a falar e o gerente me cortou em menos de 10 segundos.

Quase perdi o fôlego, mas respirei fundo e respondi então que eu tinha muita experiência e uma formação mais do que adequada para ocupar a vaga em questão. Creio que essa não era a resposta que o gerente estava esperando. A partir daí, a conversa esfriou e eu não consegui o emprego. O que eu deveria ter respondido?"


Bom, há várias respostas satisfatórias. Mas a eficácia de cada uma delas, dependeria do estilo do gerente.

Como a nossa ouvinte tinha acabado de ser apresentada ao gerente, ela ainda não sabia se ele era liberal ou conservador, centralizador ou delegante, voltado mais para os processos ou para as pessoas. E portanto, a resposta deveria ser alguma coisa que não desagradasse o gerente, qualquer que fosse o estilo dele.

Uma boa resposta seria: "Meu diferencial é que eu sou maleável, nunca tive problemas com meus superiores, porque consigo me adaptar rapidamente a qualquer situação".

Respostas mais vagas, como "tenho muita força de vontade", ou "tenho ambição para crescer dentro da empresa", dão a impressão de serem frases decoradas. A nossa ouvinte também não foi muito feliz porque respondeu o que já estava escrito no currículo dela.

O que a nossa ouvinte perdeu a chance de dizer, é que ela teria o diferencial de sempre apoiar o gerente e jamais criar problemas para ele. Pode até não ser o grande diferencial aos olhos da empresa, mas é uma sinfonia para os ouvidos de qualquer futuro chefe.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: