2017-05-12

'Por que a empresa não quer me recontratar para cargo que já exerci?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/05/2017, com uma ouvinte que pediu demissão por ter passado em um concurso público, mas agora quer retornar à sua antiga empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Por que a empresa não quer me recontratar para cargo que já exerci?'

mulher procurando emprego

Uma ouvinte escreve: "Eu trabalhava numa empresa havia quatro anos e pedi demissão dela faz um ano e meio, por ter passado num concurso público. Não precisei nem de três meses para descobrir que não deveria ter saído. Nos últimos meses surgiram duas possibilidades de retornar àquela empresa da qual saí, mas em ambas fui reprovada nas entrevistas.

Agora apareceu uma nova vaga na mesma empresa, para um trabalho bem semelhante ao que eu executava. E vou novamente ter que encarar as entrevistas. Sei que se a empresa estivesse querendo me castigar por ter pedido a conta, eu nem teria sido chamada para os processos seletivos. Por isso pergunto: o que posso estar fazendo de errado?"


Bem, você teria que admitir que nos dois processos surgiram candidatos mais qualificados que você para as vagas oferecidas. Você certamente tem a seu favor a experiência e o conhecimento da cultura da empresa, mas pode ser que lhe falte algum curso de atualização, por exemplo. Ou pode ser que as pessoas que tenham sido admitidas contassem com a indicação de alguma figura importante na empresa.

Imagino que você tenha contato com antigos colegas que possam se informar sobre os motivos de você ter sido rejeitada duas vezes. Não se acanhe em fazer contatos com eles e procurar descobrir o que houve.

De resto, imagino que você tenha dito nas entrevistas que cometeu um erro ao sair e que não pretende cometê-lo novamente, nunca mais. Se você não disse, sugiro que diga desta vez.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: