2017-05-09

Como convencer funcionários a fazer horas extras? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/05/2017, com um ouvinte que é gestor e precisa convencer seus funcionários a fazerem hora extra.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como convencer funcionários a fazer horas extras?

horas extras

Escreve um ouvinte: "Sou gestor de um setor com cinco funcionários em uma empresa de médio porte. Às vezes o trabalho se prolonga e é necessário que meus subordinados façam horas extras. Aí está o meu problema. Eles sempre alegam que já têm compromissos e que não podem ficar além da hora. Que argumentos posso usar para convencê-los?"

É simples. Se houver um acordo coletivo de trabalho, devidamente homologado, prevendo a realização de horas extras, você não precisa convencer os seus subordinados. Basta avisá-los de que o expediente será prolongado dentro dos limites estabelecidos no acordo, de no máximo duas horas adicionais por dia.

Se não houver nenhum acordo assinado, aí fica a critério do empregado decidir se ele quer, ou não, esticar o período de trabalho. Você até pode usar argumentos como, por exemplo, "A empresa precisa de nós", ou "Vou ficar mal com a direção se o trabalho não for terminado hoje". Mas a palavra final não será sua.

Logo, você precisa verificar se o acordo coletivo existe. Se ele existe, você não solicita e nem argumenta, você programa e escala. Se o acordo existe, mas não prevê horas extras, ele precisa ser aditado, com a anuência dos empregados, para que as horas extras passem a ser compulsórias.

Eu tenho quase certeza de que esse acordo já existe, porque essa é a regra da maioria das empresas de médio porte para cima. Minha impressão é a de que você pensa que tem um problema, quando na verdade talvez não tenha.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: