2008-06-23

Atestado médico de cirurgia estética não abona faltas - by Max Gehringer

A transcrição dos comentários do Max Gehringer para CBN, do dia 23/06/2008. Áudio original disponível no site da CBN.

De acordo com a lei, atestado médico de cirurgia estética não abona faltas

Os números variam conforme a fonte, mas o Brasil está muito próximo de se tornar o campeão mundial de cirurgias plásticas. Em 2008 serão realizadas entre 700 e 800 mil cirurgias, sendo 60% delas, por razões estéticas. Daqui a dois anos, atingiremos a marca do milhão.

(Comentário nada a ver com o post: Nip Tuck é massa!)

Nunca na história desse país tanta gente quis parecer mais bonita, com resultados bastante variáveis.

A cirurgia estética já deixou de ser um privilégio dos ricos. E esse é o motivo da consulta de hoje. Diz a proprietária de uma pequena empresa: "Uma funcionária fez um implante de silicone nos seios, e apresentou o atestado médico que lhe permite ficar 10 dias de repouso. Esse atestado é válido?"

Depende para quê. Ele é válido para que você saiba porque a funcionária vai faltar ao trabalho durante 10 dias. Mas não é válido para abonar essas faltas. Você pode descontar esses 10 dias do salário dela. A CLT, sempre que menciona atestado médico para abono de faltas, usa a palavra "doença". Doença é algo inesperado e imprevisível. Cirurgia plástica estética não é doença, é vaidade. E pode ser programada, para por exemplo, o período de férias.

Os futuros interessados devem também estar cientes de que os convênios médicos não cobrem os gastos com cirurgias estéticas. Embora alguns atestados usem termos médicos incompreensíveis aos leigos, e que parecem dar a impressão de que a cirurgia foi reparadora, e não estética, os convênios médicos possuem uma equipe de médicos e advogados, que irá investigar em detalhes a real causa da operação. Essa equipe vai solicitar provas, como exames prévios, e fotos antes e depois da cirurgia. E na quase totalidade dos casos, irá negar o reembolso dos gastos.

Nada contra quem queira dar um trato estético no visual, muito pelo contrário: faz bem e aumenta a auto-estima. Mas, de acordo com a lei, essa felicidade pessoal não é financiada pela empresa, nem em custo, nem em abono de faltas.

Max Gehringer, para CBN.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que eu não preciso de plástica (uii gostosa hahaha).
E mesmo que precisasse, não faria, morro de medo de entrar na faca hahaha.

Clecia disse...

Faz sentido! Gostei do seu blog.Um abraço!

CintiaYamane disse...

hohoho.. que pais é esse... doar sangue abona, plastica não.. é melhor doar sangue entao

Andarilho disse...

Ainda bem, se fosse o contrário esse país tava perdido de vez.

Anônimo disse...

Concordo plenamente... enfim, o descanso ta bom, mas sozinha eh o erro... hahaha e qto a dor, ainda sinto um pouco... :(

Estaremos nos mudando pra nova casa dia 11 de julho e pegaremos Tchutchuca dia 18, nesse interim, no net! ;)

Por enquanto estarei aqui, atasanando com minha vidinha complicada... kkk

bj grd... se cuida!
cheers!
;)

Anônimo disse...

E nao eh q a ropinha era estranha msm??? mas o sonho foi bem pior... tinha um casal numa casa flutuante, numa nuvem! viajem total!! kkk

enfim...
AH! Tb sou super hiper fa de Nip Tuk e House! q p mim eh d++++

bjim
saudacoes da Terra da Rainha...
:P

Lomyne disse...

Ora, pombas, atestado é a casa da mãe Joana... Apresentar atestado para ficar com o nariz mais bonito não faz o menor sentido!!!

Lomyne disse...

Coisinha cafona que acabei de me tocar: você é meu primeiro garrafeiro novo, desde que recomecei a blogar! E também o primeiro blog novo de que gostei... ;-)

Jhonatan Izidio disse...

vou operar segunda feira e naop gostei rs,se vc esta com dor nas costas fica 7 dias em casa,agora vc esta todo inchado e tem que ir trabalhar rs

Anônimo disse...

Segundo a lei o atestado para quem faz este tipo de cirurgia e válido sim. E se o empregado tiver o seu atestado inválidado pela empresa ele pode ir na justiça. Então este atestado da moça de 10 dias e válido sim.