2008-06-19

Fim dos Tempos

No domingo passado, fui assistir o novo filme do M. Night Shyamalan, o Fim dos Tempos (ou The Happening).


Sinceramente? Se fosse resumir em uma palavra, diria: INDIFERENTE.

Sou fã do diretor, desde o Sexto Sentido, e dos filmes dele, só achei A Vila meio fraco, mas o A Dama na Água, que muita gente torceu o nariz, eu adorei. Pena que na época de lançamento nos cinemas eu não fui ver, acabei vendo depois no computador.

Pra compensar isso, fui ver o Fim dos Tempos no cinema. Fui sem muitas expectativas, já havia visto o trailer, e pra falar a verdade, o trailer não me deixou muito empolgado.

O começo do filme é interessante, as cenas iniciais com a 'matança' foram bem feitas. Mas a partir daí, o filme toma um rumo meio... indefinido. Poderia se focar mais na angústia e depois na luta dos sobreviventes, mas apenas dá um leve rasante nestes pontos. Também não enfoca o terror que acontece nas áreas que vão sendo 'infectadas'.

Enfim, talvez o que o cineasta mais enfoque seja a relação (meio sem sal) entre o protagonista, vivido por Mark Wahlberg e sua esposa, interpretada por Zooey Deschanel. Mas mesmo este relacionamento não é algo grandioso que merecesse um filme. Não vou dizer a causa da angústia da mulher de Wahlberg no começo do filme (sem SPOILERS desta vez), mas basta dizer que é tão patético que até mesmo o personagem dele faz piada em cima, em um momento posterior.


O principal do filme realmente é a MENSAGEM que ele se propõe a passar. E como qualquer um que já tenha visto o trailer, ou mesmo o cartaz, tem a ver com as forças da natureza, ecologia, homem x natureza, essas coisas... Infelizmente, pelo menos neste filme, a mensagem não foi passada de maneira eficaz, além de ser um tanto quanto óbvia, como bem apontou o Filmes do Chico (foi pior, por exemplo, que a mensagem do filme Sinais, na minha opinião).

Em suma, saí do cinema do jeito que eu entrei. Foram uma hora e meia de um filme médio, totalmente esquecível. Por isso, indiferente. Se fosse outro cineasta meia boca, passava batido. Mas em se tratando o Shyamalan, um pecado.


Bem, dizem que a gente sempre deve ver o lado positivo das coisas. Deste filme, definitivamente o lado positivo foi a linda Zooey Deschanel, que interpreta a mulher do protagonista, Alma Moore. E se você acha que já a viu antes, ela foi a Trillian no O Guia do Mochileiro das Galáxias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

Anônimo disse...

E até onde eu sei, e se não me engano, ela faz Pushing Daisies também :D.