2008-06-05

Dicas para ter uma boa relação com o seu dinheiro - by Mauro Halfeld

Esta é a transcrição do comentário do Mauro Halfeld, para a rádio CBN, de ontem, dia
04/06/2008. O áudio original está disponível no site da CBN:

Como é a sua relação pessoal com o dinheiro?

Olá, como é a sua relação pessoal com o dinheiro? Tumultuada? Então você está bem acompanhado.

Hoje nós vamos dar algumas sugestões pra você aprimorar as suas finanças pessoais.

Primeira, como é que é a sua renda? Você tem um emprego formal ou sua renda é variável? E mesmo se a renda for alta, será que a fonte é estável, ou você está sujeito a perder a renda do dia pra noite?

Segunda, naturalmente, quem tem renda instável precisa se organizar muito mais. O passo seguinte é fazer um diário com todos os gastos do dia a dia, até completar um mês. No início, isso pode parecer fácil, mas aposto que logo logo você vai estar percebendo algumas bobagens que você anda fazendo com seu suado dinheiro.


Terceira, procure uma conta de cartão de crédito antiga ou um talão de cheques lá do ano passado. Dê uma olhada em alguma compra que você fez. Qual foi o prazer que aquela compra lhe proporcionou? Foi duradouro ou você logo se esqueceu ou até se arrependeu da compra? Com isso, você vai ter uma rápida visão do que realmente lhe proporciona felicidade e vai ficar mais esperto para não repetir gastos que não lhe geram satisfação prolongada.

Quarta, teste o limite da sua disciplina. Digamos que você seja um viciado em comprar tênis novos. Arrume então um jeito de adiar esse desejo, fuja das vitrines por uns bons meses e comece a tratar melhor o calçado antigo. Você vai sentir orgulho da sua capacidade de resistência.

Ao final desses prolongados exercícios, eu aposto que você vai ficar muito mais amigo do seu dinheiro.

Mauro Halfeld, para CBN.


/***********************************************************

Eu coloquei esta transcrição aqui no blog, por achar essas dicas boas. Eu mesmo já mantenho uma planilha com todos os meus gastos, no mesmo molde do que o Mauro Halfeld fala na segunda sugestão.

Pra mim, a melhor sugestão foi a terceira, já que as outras eu já sigo. Bem, com um pouco de adaptação, já que eu não tenho cheque nem cartão de crédito. Mas a idéia de refletir (e claro, manter um controle ou gerenciamento) sobre quais coisas compradas nos trouxeram mais satisfação a longo prazo é algo que eu até então não tinha pensado.

4 comentários:

Lomyne disse...

Vixi, eu to ferrada... Minha grana é fixa porém pouca. Ainda estou pagando as contas que criei já uns tempos atrás... Não tenho juízo, esse é meu mal. Mas um dia eu aprendo, vou tentar seguir aqui...

Vinicius disse...

dinheiro .. o meu estava aqui ...
ahn cade ?

CintiaYamane disse...

bom.. o que fazer com o 40% que sobra do salario depois de pagar contas é uma coisa dificil de se pensar.. eu nao anoto nem no cheque o que gasto...mas nao sou de ficar soltando tantos cheques por ai.. mas eu gasto muito em compras de cartão de debito, axo que vou parar.. vc meio que perde a noção... ó_ò

Anônimo disse...

e mauro eu aprendi com os meus erros...e acertei com seus comselhos eu te agradesco meu amigo que deu DEUS te abencoe ate mais.