2008-06-11

5 sinais de que um trabalho é chato, ou... carreira é como um carro: só o dono pode dirigir - by Max Gehringer

A transcrição de hoje, 11/06/2008, dos comentários do Max Gehringer para a rádio CBN. Áudio original disponível no site da CBN.

A carreira é como um carro: só o dono pode dirigir

Não por acaso, a palavra carreira derivou da palavra carro. Em ambos os casos, o que gera satisfação é a mobilidade. Uma carreira estacionada é como um carro que nunca sai da garagem: não parece, mas a cada dia, ele vai se desvalorizando. Para que a carreira não fique no acostamento, é preciso evitar o trabalho chato, aquele que não leva a lugar algum.

Aqui vão os 5 sinais de que um trabalho é chato:

Primeiro: não se sentir motivado. Levantar da cama de manhã requer um certo esforço. A escolha da roupa do dia é mecânica, qualquer uma serve. No trajeto de casa até o trabalho, vem aquela incômoda sensação de que outras carreiras estão andando mais rápido.

Segundo: não se sentir desafiado. O trabalho parece óbvio demais, rotineiro demais, e poderia ser executado por gente com qualificação muito menor. Isso faz com que a pessoa olhe para o relógio constantemente, e sempre com aquela impressão de que o tempo está passando muito devagar.

Terceiro: não se sentir prestigiado. A relação com o chefe é cordial, mas o chefe jamais pede a opinião do subordinado. E quando o subordinado se anima a sugerir alguma coisa, a resposta do chefe é sempre evasiva. Não há elogios nem críticas por parte do chefe. Apenas perguntas de praxe sobre o andamento do serviço.

Quarto: não se sentir confortável. Quem tem um trabalho chato enxerga muitas coisas erradas na empresa, como se quase tudo precisasse ser consertado ou melhorado. Na verdade, a pessoa está olhando a empresa como um espelho da própria situação, que precisa de uma revisão urgente.

Quinto: perceber que a carreira não anda. Nada aconteceu nos últimos 12 meses, e nada indica que algo irá acontecer nos próximos 12.

Para quem se sente assim, o remédio é um só: acelerar, mudar de pista.

A carreira é como um carro: só o dono pode dirigi-lo.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

CintiaYamane disse...

bom.. xo ver...
é um saco mesmo levantar de manhã.. bom, gostando ou nao do trabalho, sempre é um saco acordar cedo.. no trajeto ate o trabalho, so penso 'keria voltar a durmir'...

realmente o tempo as vezes nao passa... princiaplmente quando eu to querendo voltar pra casa pra durmir - o que sempre acontece

minha chefe já pede opinião, ela respeita quando eu falo que nao da certo por uma fonte vermeia num fundo verde musgo...e quando nao aceita e insiste eu falo:ta bom, mas to avisando que vai dar merda... dae ela sempre volta atras... hihihih

axo que pra mim, o trabaio perfeito é ser socialite...

disse...

Sempre tem um outro caminho!!!

Bjo

Lomyne disse...

Faltou um conselho importante: não se deve aceitar palpite de quem tá no banco do carona, nem pegar informação com qualquer um na rua.

Rafael disse...

Partilhado... Eu me estou sentindo assim! E muito mais... Estou é lutando para encarreirar a carreira, mas enquanto não encontro o caminho certo, estou segurando o volante para não perder o controlo de tudo o que ganhei e quero! (Há sempre perda de controle, quando há uma mudança brusca) mas que não seja não saia totalmente da estrada. Bom post!

Anônimo disse...

Faltou o sexto: quando o chefe é mesquinho e não é humilde
e o sétimo: bullying pelos colegas de trabalho