2008-06-18

Um caso triste, mas real, de quebra na bolsa - by Mauro Halfeld

Esta é a transcrição dos comentários do Mauro Halfeld, do dia 18/06/2008, para a rádio CBN. O áudio original pode ser encontrado no site da CBN.

Um caso triste, mas real

Olá, hoje eu volto ao tema de ontem. Um ouvinte me perguntou sobre a possibilidade de ganhar 80% ao ano com ações. Ele já separou uma parte do seu patrimônio para investir em bolsa, tem 50 anos e tem tempo para acompanhar o mercado. Ele está disposto a fazer operações de curto prazo.

Minha resposta ontem foi bastante frustrante para os especuladores de plantão. Eu disse que o Ibovespa rendeu só 10% ao ano, acima da inflação, desde que ele foi criado, há 40 anos. E disse que ganhar 80% ao ano era algo muito difícil, que raramente acontece. Nesses momentos de euforia, milhares de novatos em bolsa fazem cursos, compram softwares e livros, e acreditam estar preparados para colocar em risco uma poupança que eles fizeram no passado à custa de muito suór.

Pois hoje eu conto um caso triste, mas real.

No final da década de 90, eu visitei uma corretora de grande sucesso, nos Estados Unidos. Ela era diferente, oferecia uma estação de trabalho sofisticada para cada cliente. Era focada em day trades, isto é, em negócios de compra ou venda de ações num mesmo dia. Ela oferecia computadores, programas, e sistemas muito semelhantes aos que os melhores bancos e corretoras de Nova Iorque tinham. Ganhava dinheiro oferecendo um badalado curso com apenas uma semana de duração. Diziam que era possível ganhar bastante dinheiro com riscos baixos, bastava colocar em prática os ensinamentos daquele curso.

Quando eu visitei uma das filiais da corretora em 1999, eu fiquei bastante impressionado. Eu vi jovens de 20 anos, homens e mulheres com mais de 60 anos e muitos trabalhadores por volta dos 30 ou 40 anos de idade. Eles abandonaram as suas ocupações convencionais para se tornarem operadores profissionais. Sim, eles não tinham mais patrão. Trabalhavam para si mesmos num negócio bastante excitante e que podia torná-los multi-milionários em pouco tempo. Um belo sonho, pena que não foi pra todos.

Marc Batton (
N.T. Acho que a grafia não está correta, mas não achei referências), de 44 anos, não conseguiu ganhar o dinheiro que sonhava. Desesperado com as dívidas, matou a sua mulher e dois filhos. Foi até a corretora e com duas pistolas, matou mais 9 pessoas. Depois de 5 horas de perseguição da polícia, suicidou-se. Numa mensagem antes de se matar, o operador disse que foi até a corretora para se vingar daqueles que o prejudicaram tanto.


Os negócios da corretora foram abalados não só pelo crime, mas também pelo estouro da bolha da Internet que estava a acontecer exatamente naqueles dias. A tecnologia dos softwares e dos cursos não foram suficientes para limitar as perdas do Marc. Ele estava entre os muitos perdedores.

Eu relato este triste caso como um alerta para aqueles que ingenuamente acreditam na capacidade das bolsas de gerar milionários em pouco tempo. Isso sempre é possível, mas pra muitos poucos. A grande maioria vai ter rendimentos próximos a 10% ao ano, acima da inflação. E infelizmente, uma parte considerável dos investidores vai perder muito dinheiro. Esteja preparado emocionalmente para ser um desses perdedores. Não troque a sua família e seus amigos por essas emoções tão ilusórias.

Invista em ações, sim, mas com calma, equilíbrio. E tenha visão de longo prazo.

Mauro Halfeld, para CBN.

Um comentário:

Anônimo disse...

e mauro eu ja avia pensado em investir na bovespa mais depois deste toque vou pensar melhor obrigado meu amigo Deus te abencoe ate mais.