Dicas para quem está desempregado - by Max Gehringer

2009-02-18 9:39 PM by Andarilho

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/02/2009, com dicas para quem está desempregado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**************************************************************************

Dicas para quem está desempregado

desempregado
Escreve o ouvinte Paulo Roberto: "estou desempregado há 4 meses", diz ele. "Felizmente tenho algum dinheiro guardado e esse não é o meu principal problema. Dureza mesmo, é aquela angústia de ficar parado e me sentir meio inútil. Tenho gasto meu tempo atualizando e mandando currículos, e tentando fazer contatos com antigos colegas. Mas, a maioria deles nem atende as minhas ligações, o que me deixa mais angustiado ainda. Não sei mais o que fazer. O que você sugere?"

Aqui vai uma listinha de coisas que você poderia fazer, Paulo Roberto:

Primeira coisa: cursos, cursos rápidos de um dia. Não importa o conteúdo, você vai conhecer gente. E sempre é importante conhecer gente.

Segunda coisa: trabalho voluntário. Procure uma ONG e comece a dar a sua colaboração. Além de conhecer mais gente, você vai melhorar o seu currículo. As grandes empresas estão cada vez mais ligadas em responsabilidade social. E você poderá dizer, numa próxima entrevista, sem precisar inventar, que você se dedica ao trabalho comunitário.

Terceira coisa: cuide de sua saúde. Faça um checkup, um tratamento dentário. São cuidados importantes, que a maioria dos executivos não toma, porque diz que não tem tempo. E você agora tem tempo.

Quarta coisa: faça exercícios, caminhe todos os dias. Isso ajuda a relaxar. Como mandar currículos e ligar para quem não atende, só ajuda a estressar, uma coisa compensa a outra.

Quinta coisa: leia muito e aproveite para se atualizar. Se você tem um micro, descubra aquela infinidade de pequenos truques dos programas que você usa nas empresas, como o Word, Excel e o Powerpoint. A maioria das pessoas que utiliza esses programas, não conhece nem 20% do que eles podem oferecer.

Hoje, ficar desempregado não é uma vergonha. É apenas uma circunstância. Você não está perdendo tempo, Paulo Roberto. Você ganhou um tempo, para fazer coisas que nunca havia pensado em fazer. Ficar angustiado é a pior maneira de aproveitar esse tempo.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

  1. Blog do batman said...

    Com todo respeito ao "sabe tudo" Max, mas fazer checkup e tratamento dentário estando desempregado é "pra acabar"!!! Isso custa dinheiro e, sem trabalho, é melhor guardar a gastar!

    Ninguém merece!!

  2. Sheron said...

    muito bom adoro seus textos!!

    o que posso tbm indicar para quem ta na mesma situação que eu é reduzir tudo...trocar net banda larga por discada, tirar tv a cabo...essas coisas ...
    procurar sites que dao descontos em lojas e discadores que remuneram por hora conectada.
    eu uso um, o da inteligweb..que remunera 3 vezes mais que os demais!

    htttp://www.inteligweb.com.br

    tem tbm os sites de descontos:
    clickon.com.br

  3. João Vitor said...

    Blog do batman... presume-se que a pessoa tenha plano de saúde e dentario, obviamente.

  4. Anonymous said...

    Realmente, check-up e tratamento dentário sem o plano de saúde da empresa não dá! E outra coisa, eu diria que a GRANDE maioria dos leitores de consultores como o Max NÃO É de executivos. Até parece que no mercado de trabalho só existem executivos. É bonito dizer que escreve para executivos, que se é lido por executivos, dá status, trás dinheiro de publicidade, mas a grande maioria de leitores de blogs e revistas como Você e Exame são de pessoas comuns, empregados buscando crescimento, talvez gerentes de empresas pequenas e supervisores porém com o salário MODESTO e muitas despesas.

  5. Thaís Teixeira said...

    Pessoal, eu fiquei desempregada a pouco tempo e entendo o desespero de todos. A palavra "executivos" foi empregado no sentido geral de pessoas que EXECUTAM algum tipo de serviço, ou seja, todas as pessoas. Estou procurando emprego e sei o quanto está difícil, mas não podemos deixar de acreditar em nosso potencial. Algo que me ajuda muito, é ir até a igreja, e doar dinheiro. Eu sei que nos estamos sem condições, mas é necessário acreditar, pois esse dinheiro, nao fará falta se você crer. Sigam as dicas do Max apenas para fazer uma experiência e verão que ajudará muito. JAMAIS se sinta inseguro e todos os dias ao acordar, diga para si mesmo: HOJE EU VOU BEM E CADA DIA MELHOR. Não se esqueça de acreditar nas palavras que você pronunciar. 3F's: FÉ, FOCO E FORÇA!!!

Blog Widget by LinkWithin