2009-02-13

Filme: Foi Apenas um Sonho

Assisti Foi Apenas um Sonho (no original, Revolutionary Road) na quarta, e descubro que é mais um filme baseado em um livro (que eu acabei não lendo antes de ver o filme).

Bem, a história de Foi Apenas um Sonho é sobre o casal Frank e April, na tela, vividos por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o famoso casal de Titanic. Mas, ao contrário do filme do barco que afunda, não espere de Foi Apenas um Sonho, um romance. É um drama de um casal, duas pessoas que se veem presas numa vida vazia, medíocre, que nada tinha a ver com seus sonhos.

foi apenas um sonho poster
Dirigido por Sam Mendes, de Beleza Americana, o filme Foi Apenas um Sonho lembra em alguns aspectos o primeiro e até agora, mais marcante trabalho do diretor. Tanto no tema escolhido (o subúrbio americano, neste filme, ambientado nos anos 50, aquele lugar bacana, limpinho e completamente vazio e sem esperança, como é dito numa das falas do filme), quanto na parte técnica: ao escutar a música de fundo, aos tons dela, é impossível não lembrar de que já a ouvimos em algum lugar.

Mas também não espere encontrar outro Beleza Americana. Neste último, havia momentos mais leves, cômicos, especialmente com um Kevin Spacey que muda totalmente sua vida. Além disso, as tramas paralelas (que no final, convergem), vividas pelos coadjuvantes, não deixavam o peso do filme todo no seu protagonista.

Isso não acontece em Foi Apenas um Sonho. Neste, a participação dos coadjuvantes é mínima, pouco é revelado de suas histórias pessoais, o foco é inteiramente no casal de DiCaprio e Winslet. O que não quer dizer que os coadjuvantes não sejam bons ou necessários: uma das indicações do filme ao Oscar é justamente para Michael Shannon, ator coadjuvante na pele de John Givings. Ele faz o papel de um matemático afetado por tratamentos psiquiátricos da época, mas que como "louco", enxerga com mais clareza toda a loucura da vida vazia e sem sentido dos personagens.

foi apenas um sonho leonardo dicaprio
Brigando e infelizes, Frank e April conseguem ter um vislumbre do porquê de suas infelicidades, e decidem mudar. Literalmente. Decidem tentar começar vida nova em Paris (por que será que Paris nos fascina tanto assim?). Mas, mudanças nem sempre são fáceis, mesmo quando é o que mais necessitamos na vida. E as tentações de continuar como está, deixa dividido o personagem de Leonardo DiCaprio.

Vou parar de falar da história, para não perder a graça e não dar spoilers.

Eu gostei do filme. Ele é pesado, no sentido dramático/trágico. Mas também, muito verdadeiro. Coisa que todos nós deveríamos ser, principalmente com nossos próprios sonhos.

foi apenas um sonho kate winslet
E pra terminar, duas citações do filme. A primeira, de John Givings: "Hopeless emptiness. Now you've said it. Plenty of people are onto the emptiness, but it takes real guts to see the hopelessness."

Numa tradução livre: "Vazio sem esperança. Agora você disse o ponto. Muitas pessoas percebem o vazio, mas é preciso ter coragem pra ver a falta de esperança."

E a segunda, da própria April (Kate Winslet): "Tell me the truth, Frank. Remember that? We used to live by it. And you know what's so good about the truth? Everyone knows what it is however long they've lived without it. No one forgets the truth, Frank, they just get better at lying"

Tradução: "Me diga a verdade, Frank. Lembra-se disso? Nós costumávamos viver pela verdade. E você sabe o que é tão bom em relação à verdade? Todo mundo sabe o que é, não importa quanto tempo tenham vivido sem ela. Ninguém esquece a verdade, Frank, apenas melhoram as suas mentiras."

Trailer de Foi Apenas um Sonho:


P.S. a Kate Winslet neste filme está melhor ainda do que no O Leitor, o que é engraçado, já que ela concorre ao Oscar por este último.

2 comentários:

Márcia Engel disse...

Uma coisa engraçada: apesar de adorar cinema, eu raramente vejo esse tipo de filme se não for indicado por alguém. Gosto dos bons dramas, e detesto os dramas mais ou menos ou que caem na mesmice.

E agora que li seu comentário sobre o filme, vou procura-lo para assistir. E o outro, O Leitor, idem ^^

E aproveitando, queria dizer que adorei o post sobre o pulo do gato. A idéia da palestra foi muito boa. Desculpe não comentar antes, minha internet está temperamental nos últimos dias, funciona só quando quer...

Beijos!

Ana P. disse...

Aí, se eu te falar que tinha confundido este filme com "O Leitor", cê acredita? Pq eu tinha visto um trailler desse filme, daí veio esse O Leitor, e eu achando que esse O Leitor era o filme da Kate com o Leo.

Bizarre... gostei, talvez eu baixe. Cinema gasta MTO dinheiro.