2009-02-04

Governo Lula e o PAC: só propaganda

Política não é algo que eu geralmente abordo por aqui, mas certas coisas me deixam muito fulo. Como o comentário hoje da Miriam Leitão, pra rádio CBN. Resumidamente é o seguinte: o governo Lula-lá faz umas contas mágicas e anuncia investimentos enormes no PAC (o que seria o "Programa de Aceleração do Crescimento"), mas tá fazendo propaganda disfarçada (disfarçada?) da pré-candidata-sem-sal Dilma Rousseff.

No blog da Miriam Leitão tem um texto com o mesmo conteúdo do comentário:

O governo anunciou R$ 646 bilhões de investimentos para o PAC até 2010. Essa dinheirama é para confundir. O governo faz de propósito. Ele cria esse número lindo, com empresas privadas, e muitas estão cancelando seus investimentos. Eles inflam os planos de investimento das estatais, como acabaram de fazer com a Petrobras, porque é óbvio que nenhuma empresa de petróleo do mundo está ampliando, nesta proporção, seus investimentos, na hora em que o petróleo está caindo, a demanda está caindo, o mundo está em crise.
...
Eles dizem que o PAC vai investir R$ 646 bilhões, mas na verdade eles estão contando com um monte de coisas, como financiamentos que serão dados pela Caixa e entram como PAC. E ainda colocaram obras do metrô de São Paulo.


Em suma: qualquer coisa que o governo gaste, faz parte do PAC. Virou sinônimo de Orçamento da União? Tsc, tsc...

pac programa de aceleração corrupção (Imagem daqui.)

A maior importância do PAC é propaganda política e eleitoral. É por isso que tem a frase da ministra Dilma Rousseff, que é candidata à candidata à sucessão do presidente Lula, de que o governo quer um candidato que faça a continuidade do PAC. Chegam lá, fazem um estardalhaço com o PAC e, em seguida, ela diz que tem que votar num candidato que continue com o programa. Isso não é prestação de contas do governo, isso é propaganda.


Bem, o que esperar de um governo imoral e antiético como esse?

Tudo isso é muito ruim. Estamos num momento de crise, é preciso seriedade, precisa de uma apresentação de coisas concretas. Não é para fazer dessa forma. E se formos levar em conta o que o governo apresenta, a ministra Dilma disse que só tem 2% que são preocupantes e 4% das obras estão em estado de alerta. Então, parece que está tudo bem. Mas falta explicar porque o país entrou em recessão. O Brasil está em recessão pela crise exterior, mas também por coisas feitas aqui. Se eles fizeram tudo certo, o país não poderia estar em recessão. Tem uma briga com a realidade neste ponto.


Fácil de explicar. Segundo o governo, não tem recessão. Simples assim...

Lamentável...

Quer saber mais? Ouça o comentário do Carlos Alberto Sardenberg: PAC é uma peça de propaganda do governo federal, ou leia na sua coluna: O PAC é só propaganda.

Tome o caso do metrô de São Paulo, um empreendimento do governo paulista, com dinheiro do governo do estado, da prefeitura de São Paulo, de empreiteiras privadas e mais financiamentos locais e externos, com uma pequena parte de recursos federais.

Não estava no PAC, agora foi incluída. O que muda?

Nada. A obra continua do mesmíssimo jeito, sujeita às mesmas condições, controlada pelo governo paulista, e dependendo das condições gerais da economia.

A única diferença é que passa a chamar-se obra do PAC.


Mais uma vez, o Lula-lá-lá (lá aonde o sol não bate) é LAMENTÁVEL...

5 comentários:

Ana P. disse...

Quem ainda acreditava que o PAC fosse qualquer coisa que não propaganda??? Sério, QUEM????

Provavelmente aqueles 84% que avaliaram Lula positivamente na última pesquisa de opinião do CNTSensus.

Tipo... OI??? QUEM É ESSA GENTE QUE RESPONDE ESSAS PESQUISAS????

Hoje eu li na Folha que a dona Dilma foi inaugurar obra do PAC. Daí de noite, eu ouvi na BandNews que os funcionarios de uma dessas obras, lá no Rio de Janeiro, entraram em greve um dia depois do Lula ter ido lá fazer "vistoria".

Diziam que estavam fazendo hora extra e não estavam recebendo.

Aceleração do Crescimento??? Com exploração??? Até eu cresço assim!

>>--Ricardo-Hun†er---> disse...

Senhores, em que mundo vocês vivem? A crise mundial está aí fora e praticamente não a sentimos aqui no Brasil. Os maiores efeitos da crise se dá mais pelo efeito manada criado pela inprensa do pela própria crise em si. Isto é mérito de do governo que soube conduzir muito bem a nossa ecônomia. Vcs Falam de corrupção? Que tipo de memória vcs tem? Quantos e quantos casos de corrupção houveram no governo de Fernando Henrrique? Se lembram do escandalo da pasta rosa? Que nem culpados acharam, ficou só o buraco do orçamento. Eu acredito muito mais nesse governo do quer em quarquer outro q teve em 10 ou 15 anos. Vejam a petrobras, o governo passado queria vender a nossa maior empresa, privatizando-a. No governo de Fernando Henrrique a empresa estava sendo sabotada e sucateada para no fim ser vendida a preço de banana como a lucrativa Vale do Rio doce. Não estou falando ak para q paremos de criticar. Temos sempre q criticar para q n haja mais corrupção e para q o governo n se acomode. Mas temos de elogiar quem merece ser elogiado. Quanto ao respaudo desses jornalista citados nesse post, bem todos sabem q a globo n é confiável. Ela omite a favor da minoria burquesa e já existe um histórico da rede globo prejudicar o Lula em eleções anteriores (favorecendo Collor!!!). Gente, pra quem veio de uma infância pobre e esfomeada, mal teve estudo e hoje está governando muito melhor que um sociólogo formado, o cara ta mostrando como é q se governa um pais.

Andarilho disse...

O Lula não merece meu elogio. Se eu fosse um esfomeado ganhando bolsa, com certeza eu o elogiaria.

Ou melhor, elogio uma parte do governo. A que teve coragem de continuar com as políticas ditas "liberais" do governo anterior.

E se a crise por enquanto não está sendo sentida tão forte por aqui, é porque já estávamos em crise, meu caro.

>>--Ricardo-Hun†er---> disse...

Políticas liberais? Estavamos em crise? Acho que n vale a pena comentar isso, os números estão aí, o Brasil avançou muito desde o governo liberal passado meu caro Andarilho. Hoje o brasil faz parte da economia mundial e já é referencia em tecnologias relativas ao petróleo. Vc estudou em alguma faculdade pública na época do governo anterior? Bem, se sim vc sabe que as nossas faculdades tb estavam sendo sucateadas naquela época. prédios caindo aos pedaços, carteiras quebradas e nunca repostas falta de material para aulas. tudo isso em detrimento das faculdades particulares. Oras, era muito melhor para o governo se livrar do custo das universidas e deixar tudo por conta das faculdades particulares. Hoje isso esta mudando, existe um gande incentivo do governo para com as faculdades públicas.

Eu tb n sou a favor do bolsa família, pois se trata de uma atitude remediativa e assistencialista. Mas bem, apesar disso tudo, estamos indo pra frente, esse pais esta crescendo, finalmente estamos entrando no cenário mundial. Grandes investidores estão acreditando no Brasil e estão investindo aqui (claro, que houve uma diminuição, por causa da crise).

Eu trabalho em uma multinacional que presta serviço a Petrobras. E sei que as Pessoas lá de fora, hoje vêem o Brasil com mais respeito. Corrupção? Isso sempre existiu, e temos que lutar para que essse mal acabe hoje e sempre, inclusive quando um de nós chegarmos em altos escalões da política. Mas isso foi um jogo de ganhar inventado pela classe elitista, classe esta que tem forte influencia nas mídias e que claro, querem beneficiar seus interesses. Fernando Henrrigue governou para os ricos. O partido dele e os deles eram todos elitistas e "burqueses". E os pobres que se "fodam"! Este governo pelo menos esta sendo diferente. Apesar da corrupção, este mal que infecta a nossa política, este governo, o Lula, esta fazendo alguma coisa que realmente esta ajudando o país a finalmente se erguer. Agora, se lembrem do grande mal do Brasileiro que é só criticar e nunca fazer nada para mudar.

Andarilho disse...

Sim, eu estudei em universidade pública, e até 2006 (já no governo Lulala), não havia mudanças. O que o governo gosta de fazer é abrir novas universidades, as velhas sucateadas que se virem... Coisa populista. Se de 2006 pra cá o cenário mudou, não sei porque parei de acompanhar mais atentamente. Mas eu creio que não.

Não discordo que estejamos melhorando. Mas não me iludo pensando que tudo isso é fruto deste governo (que claro, tem seus méritos, podia ser beeem pior).

E concordo que este governo está sendo diferente: está sendo populista e em vez de fazer reformas, faz propaganda pra tentar eleger uma sucessora. Isso ainda que nem em ano eleitoral estamos...

E na época do FHC tinha corrupção, roubalheira? Claro. E na época, tb fiquei indignado. Não disse que não. Mas estou indignado agora tb, porque a cara de pau está aumentando. E espero firmemente que a Dilma não sequer chegue ao segundo turno.

Eu critico e faço o que posso. Não jogo papel na rua, não suborno policial se eu for receber uma multa, coisas simples assim. A mudança começa com as coisas pequenas, e em cada um.