Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).
/**************************************************************************
Como montar uma apresentação
Alguns ouvintes escreveram pedindo dicas sobre como montar uma apresentação, dessas que são feitas dentro da própria empresa.

Então, aqui vai uma listinha de coisas que eu aprendi na prática:
Primeira: a platéia, pelo que se sabe, é alfabetizada. Por isso, o apresentador não deve ficar lendo frases inteiras, que a platéia pode ler por conta própria. O melhor é colocar um título curto e desenvolver o assunto falando.
Segunda: nós somos ocidentais. Quando vemos um material visual a nossa frente, nossos olhos sempre seguem o mesmo caminho: da esquerda para direita e de cima para baixo. É nessa ordem que a tela de apresentação deve ser montada. Começar a falar de algo que está no canto direito baixo, enquanto a platéia está olhando para o canto esquerdo alto, só causa dispersão.
Terceira: colocar só um assunto em cada tela. Eu já vi muita apresentação perder o ritmo porque o apresentador lista 20 tópicos numa tela só. E começa a explicar o primeiro, depois o segundo enquanto a platéia está lendo os outros 19. É importante que a platéia nunca saiba qual será o tópico seguinte. É isso que mantem as pessoas atentas.
Quarta: fale tudo o que está na tela e não fale nada que não esteja na tela. Por exemplo, escrever um mesmo título em todas as telas, desvia a atenção de quem assiste, além de poluir a apresentação. E falar o que não está na tela faz com que a platéia fique procurando onde está aquele assunto, e deixe de ouvir o que está sendo falado.
Quinta: usar letras bem grandes. Letras pequenas são hipnóticas, dão sono. Uma planilha, por exemplo, cheia de numerinhos e letrinhas, nunca deve ser colocada numa tela.
E finalmente, algo que sempre dá certo: na primeira tela, colocar quanto tempo deve durar a apresentação. Se o tempo for inferior a 20 minutos, a platéia ficará agradecida e tenderá a se mostrar muito mais favorável às idéias de quem estiver apresentando.
Max Gehringer, para CBN.
3 comentários:
Hahahah!
Nada mais verdadeiro. Essas dicas deveriam ser passadas já nas escolas, rs.
Bah, que boas essas dicas. Vou guardar essas preciosas informações, não para o trabalho, mas para a faculdade, já que vou ter muitas apresentações a fazer.
Bacana mesmo.
Abçs
Max,
Excelente.
Para que complicar se podemos facilitar.
As dicas são muito boas.
Leandro Apendino
Postar um comentário