Máscara da Ilusão (ou como eu prefiro me referir, no original em inglês MirrorMask), não é um filme exatamente novo. Foi lançado em 2005, e não chegou a passar nos cinemas por aqui, sendo lançado direto para DVD.
Como fã das histórias de Neil Gaiman (do aclamado Sandman), e do estilo visual de Dave McKean (responsável pelas capas de Sandman, e também pela direção e visual deste filme), não podia deixar de falar sobre MirrorMask.
A história do filme retoma vários temas já abordados por Gaiman (que escreve o roteiro, baseado numa história dele com McKean). Sobretudo a parte onírica do filme, além do subtexto que mostra o embate da protagonista, que na jornada, se descobre (enfrentando tudo o que a passagem da infância para a vida adulta nos desafia). Apesar disso, a história é bem simples, deixando espaço para o visual impressionante do filme.
Temos a protagonista Helena, uma adolescente que mora num circo e que junto com seus pais, se apresenta como malabarista. Mas o lado artístico de Helena não se resume a isso: criativa, deixa essa criatividade extravasar em forma de inúmeros desenhos que faz (e que na vida real pelo traço/estilo, devem ser do diretor Dave McKean).
Enquanto Helena vive um drama na vida real, com sua mãe doente no hospital, ela acaba misteriosamente parando em um lugar onírico, um lugar saído direto dos seus sonhos, onde todos usam máscaras ao invés de rostos, e livros rejeitados encontram um jeito original de voltar à biblioteca. Mas o que parece ser apenas um sonho, se mostrará uma jornada que mudará ela para sempre.
Acompanhada neste mundo estranho por Valentine (uma referência a um acompanhante romântico, que de romântico não tem nada) e mais tarde por um livro muito útil, Helena descobre que este mundo onírico está entrando em colapso. Para evitar isso (e acabar voltando para a sua vida normal), ela deverá encontrar uma relíquia, um amuleto chamado MirrorMask (que traduzindo literalmente, seria Máscara Espelho).
O visual do filme é impressionante, tanto os elementos usados (sobretudo gatos e máscaras), quanto a fotografia, acentuando as cores de modo que pareça um filme antigo ou algo saído direto de sonhos. Enquanto a história se passa no estranho mundo onírico, a imagem sempre dá impressão de falta de nitidez (mas sem prejudicar o visual), como se uma névoa fraca, mas constante, cobrisse nossos olhos. Exatamente como nos nossos sonhos.
(Neo, esse não é o Arquiteto.)
Pra quem é fã de Sandman, é obrigatório. Mesmo que a história não seja genial, o visual é um visual dos sonhos. Literalmente.
(Helena, vivida por Stephanie Leonidas. Eu acho linda. Mas também, já não falei que adoro cabelos curtos?)
Todas as imagens deste post são screenshots do DVDRip. Mesmo que o DVD tenha sido lançado por aqui, não é fácil encontrá-lo. Por isso, às vezes é preciso apelar para os bons e velhos torrents.
Dica de filme do OmeteTV.
Trailer de MirrorMask:
12 comentários:
oia... antes mesmo de ler, na hora que bati o olho nesse primeiro cartaz, eu ja imaginei o gaiman... as capas do sandman.. XD
deve ser bem legal, eu vou ver se baixo
valeu a dica.
[ah, vou cortar o cabelo amanhã, curto!!!] rs
beijos
Depois eu quero ver como ficou. XD
sério?
Claro, por que não?
hum, por nada.
[é q fiquei meio sem jeito, só isso]
Vou baixar só pelas ss do filme, rs.. Bom que já veio até com link para o rip, haha.
Porque voces 2 não vão juntos ao cinema? ¬¬'
hahahah... boa
@Perdido, tá com inveja? Hauhauhauhau
@Andarilho
Tem motivo?
bjs
se o filme for tão legal quanto os quadrinhos, então vai ser otimo!!! muito bom o post!
Postar um comentário