2011-03-24

O problema de chegar atrasado ao trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/03/2011, sobre chegar atrasado ao trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O problema de chegar atrasado ao trabalho

funcionário atrasado
Hoje vou juntar três consultas numa só, porque os três ouvintes têm o mesmo problema: o de chegar atrasado ao trabalho. Um deles já perdeu o emprego por causa disso, o que responde à pergunta dos outros dois: "Chegar atrasado pode prejudicar a carreira?"

Sim, pode. Pelo menos até o dia em que o atrasado contumaz assumir um cargo importante e não precisar dar mais satisfações a ninguém. Eu nunca vi um atrasado contumaz chegar a um cargo importante, mas tudo na vida tem a primeira vez.

Segundo especialistas no assunto, não existem tantos motivos assim para alguém viver perdendo a hora. Ou a pessoa dorme tarde, ou dorme mal. Ou seu organismo por alguma razão sideral, está adaptado a outro fuso horário. Ou então, como me disse certa vez o médico do trabalho, existem distúrbios que de fato podem causar essa inveterada resistência a acordar. Talvez esse seja o caso dos nossos três ouvintes, e aí o conselho seria procurar ajuda médica.

Mas o mesmo médico me disse que na maioria das empresas, um reduzido grupo de atrasados é responsável pela maioria dos atrasos. É uma pequena comunidade que insiste em ignorar a chamada lei fundamental do atraso: "todo funcionário que sempre se atrasa tem um chefe que sempre chega cedo".

Existem também os atrasados otimistas. Aqueles que acordam na hora, mas que sempre saem de casa em cima da hora. Esses esbarram no fato de que a natureza é perversa, porque a cada dia ela coloca um obstáculo novo e inesperado no caminho.

O bom do atrasado é que ele é obrigado a exercitar a criatividade, e com o tempo se transforma num incrível inventor de grandes desculpas. Até o dia, como relatou o nosso primeiro ouvinte em sua mensagem, em que ele chegou mais uma vez atrasado e disse: "Chefe, o senhor não vai acreditar." E o chefe respondeu: "É verdade, não vou."

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

O Divã Dellas disse...

Não só no trabalho, mas na vida social também, chegar atrasado é de uma deselegância sem tamanho. Dá uma impressão de falta de responsabilidade e comprometimento.
Não tenho pontualidade britânica, ainda estou longe disso, mas costumo levar meus compromissos bem a serio e dificilmente me atraso.

Verônica

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Acredito que chegar atrasado constantemente em qualquer área da vida: trabalho, encontros, escola... acaba criando um ar de desconfiança e falta de credibilidade. Não faz bem.

Almax disse...

oho então eu so enquadrado nos "atrasados otimistas", sem brincadeira acordo na hora certa 7:00, ou ate 30m antes, mais sempre acabo saindo em cima da hora