2012-09-11

Terminei a faculdade há sete meses e não encontro emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/09/2012, com uma ouvinte que se formou, mas ainda não conseguiu o primeiro emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Terminei a faculdade há sete meses e não encontro emprego

procurar emprego

"Eu me formei faz sete meses", uma ouvinte escreve. "Estava feliz por ter conseguido um diploma em uma boa instituição de ensino e imaginava que não teria dificuldade para encontrar o meu primeiro emprego. Só que até agora, nada aconteceu. Mandei meu currículo por correio para várias empresas em que eu gostaria de trabalhar e o máximo que recebi foram respostas do tipo 'Agradecemos seu interesse, mas no momento não estamos contratando'. Estou muito angustiada."

Bom, provavelmente, você começou procurando um emprego que fosse compatível com o curso que você fez, e deu preferência a empresas de grande porte. Infelizmente, porém, o número de novas vagas tem sido bem inferior ao número de formandos.

Essa fase inicial de desencanto leva à dúvida que você deve estar tendo: aceito qualquer emprego que apareça, mesmo que não seja o que eu esperava ou continuo procurando até encontrar algo compatível com o investimento que fiz para concluir um bom curso superior? A resposta está ligada ao tempo e o limite é menos de um ano. Se você completar um ano sem trabalhar, ficará cada vez mais difícil conseguir o tipo de emprego que você tem em mente.

Eu sei que é frustrante aceitar uma vaga que você conseguiria mesmo se estivesse estudado bem menos do que estudou. Mas não considere que isso seja um sintoma de fracasso. É apenas uma porta de entrada no mercado de trabalho. Uma vez dentro dele, você deve continuar procurando o que deseja.

Em entrevistas, poderá dizer que aceitou um primeiro emprego abaixo de sua qualificação porque considerou que o aprendizado era mais importante que a função e o salário. Eu lhe asseguro que esse discurso será muito mais bem recebido do que uma tentativa sua de explicar porque passou um ano inteiro sem emprego.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: