Já faz algum tempo que partes do CIC - Centro Integrado de Cultura de Florianópolis reabriram depois de uma extensa (em termos temporais apenas) reforma (o resto está prometido para breve). Além do cinema, que frequento bastante, os dois museus do espaço já foram reabertos, o MASC - Museu de Arte de Santa Catarina e o MIS - Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. (Falta ainda um espaço gastronômico-etílico, como havia antes com o Café Matisse, pra ficar bacana.)
Como vou muito ao cinema, e sempre chego antes do horário da sessão, às vezes aproveito esse tempo para ir dar uma olhada nos museus (a visitação costuma ser gratuita). Infelizmente, é um pouco deprimente visitá-los. Não por causa de suas exposições ou do espaço físico, mas pelo pouco prestígio que recebem da população. Não sei se é só um sintoma do fim de semana, que é quando vou ali (tenho quase certeza que não), mas é raro ver uma viva alma passeando pelos museus. (Isso porque a entrada é gratuita, imagine se não fosse...) E também não creio que seja devido ao horário em que visito os museus, porque sempre dou uma olhada no livro de visitação (aquele em que você pode deixar o seu nome, um comentário e a data em que visitou o local) e chega a ser triste quando você percebe que pra encher uma única folha, lá se vão dias, quiçá semanas.
De qualquer maneira, no MIS até outubro ocorre a exposição Luz e Sombra: o Cinema em Santa Catarina, com entrada franca. Não se pode dizer que é um acervo muito extenso, mas reúne algumas boas curiosidades e o trabalho do levantamento de informações, contidos nos murais, é bem interessante. Pra quem gosta de cinema, é uma boa ver. (É também interessante notar como tanta gente por estas bandas "defende" a cultura local, no caso a catarinense, mas quando há iniciativas como esta, não se importam de prestigiar. É o velho caso do discurso pra parecer intelectual, quando há algum holofote ou quando a cultura está perto do mainstream...)
Abaixo, algumas fotos que fiz da exposição:
Um comentário:
Ahhh que bacana Andarilho! Também gosto de cinema, iria adorar!
Postar um comentário