2016-02-19

'Fui demitido por falar mal da empresa no Facebook' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/02/2016, com a reprise do comentário do dia 28/05/2015, com um ouvinte que foi demitido por justa causa por falar mal da empresa no Facebook.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui demitido por falar mal da empresa no Facebook'

falando mal do trabalho no facebook

Um ouvinte escreve, e a história dele certamente vai interessar a muita gente. Ele conta: "Fui demitido por justa causa, por participar de um grupo no Facebook e postar comentários negativos sobre a empresa. Por ter mesmo falado mal, decidi não procurar meus direitos, mas gostaria de saber como retornar ao mercado de trabalho com essa observação em minha carteira profissional. O que devo falar em entrevistas?"

Bom, começando pelo fim, você deve ser sincero e dizer que se excedeu em seus comentários, que eram brincadeira, porque imaginou, inocentemente, que a sua empresa não iria tomar conhecimento daquilo que você postou usando o seu nome e sobrenome. Esse é um risco que muitos funcionários estão correndo.

E é bom que todos saibam que empresas não possuem um departamento de espionagem que passa o dia inteiro xeretando redes sociais. Porém, há pessoas na própria empresa, colegas de trabalho, que por um motivo ou outro, seja inveja ou orgulho de trabalhar na empresa, denunciam o que leem. Você dificilmente saberá quem foi, mas esteja certo de que nem todos os funcionários concordam que estejam trabalhando numa péssima empresa, e saem em defesa dela.

Quanto à primeira parte, eu acredito que você deva ir à Justiça do Trabalho para tentar reverter a sua demissão para sem justa causa. Certamente, a sua empresa usou o seu caso para mandar uma mensagem geral: falou mal publicamente, leva uma justa causa. Mas parece-me que essa é uma punição exagerada e você tem boas chances de conseguir a reversão. Mas só faça isso depois de conseguir o seu próximo emprego e passar o período de experiência.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin