2016-02-24

'Meu nome está no SPC e não sei o que falar nas entrevistas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/02/2016, com a reprise do comentário do dia 23/06/2015, com um ouvinte que está com o nome sujo no SPC e quer saber como isso afetará suas entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu nome está no SPC e não sei o que falar nas entrevistas'

lista spc serviço proteção crédito

Um ouvinte escreve: "Fiquei desempregado e meu nome acabou entrando na lista negra de proteção ao crédito. Como posso abordar essa desconfortável situação em entrevistas de emprego?"

Bom, em primeiro lugar, saiba que esse assunto não será abordado pelo entrevistador. Há uma lei proibindo empresas de negar um emprego apenas em função da situação financeira do candidato.

Em segundo lugar, se uma empresa de fato usasse a lista para eliminar candidatos, você nem seria convocado para a entrevista.

E em terceiro lugar, o mais importante. Eu nunca conheci uma empresa que fizesse isso e posso lhe assegurar que a grande maioria não faz.

Essa lista foi criada há mais de 50 anos por bancos. Se alguém pedisse um empréstimo em um deles e não pagasse, aquele banco informaria aos demais, para evitar a repetição do problema.

Só que essa lista logo se transformou em um bom negócio, porque ela interessava também a qualquer empresa brasileira que vendesse a prazo. E muitas delas passaram a comprar a lista para seu próprio uso.

Nós nunca conjugamos o verbo "adimplir", mas ele existe e significa "cumprir uma obrigação assumida". Só conhecemos e usamos a palava que derivou do verbo, "inadimplente", que não é, e nem nunca foi, sinônimo de desonesto, criminoso ou mau-caráter. É apenas uma situação comercial temporária que aflige pessoas de bem, como você e mais um milhão de brasileiros.

Minha sugestão é que você se concentre em seus pontos positivos nas entrevistas. E esqueça por uma hora que a lista existe.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin