Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/03/2017, com um ouvinte que desenvolveu um aplicativo, mas está com dúvidas de como fazer a divulgação dele.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Temo compartilhar a ideia do meu aplicativo e perder a propriedade'
Um ouvinte escreve: "Com base em minha experiência profissional, desenvolvi um aplicativo que considero muito interessante. Não achei nada parecido em minhas buscas na internet. Mas temo sair compartilhando a minha ideia com pessoas que talvez até possam me ajudar a tornar o aplicativo conhecido, porque nem todo mundo é idôneo e eu temo perder a propriedade. O que posso fazer?"
Bom, não se preocupe tanto assim. Milhares de aplicativos foram desenvolvidos nos últimos anos. E acredito que, a cada dia, surge uma nova centena no Brasil.
Você pode colocar o seu aplicativo à disposição em lojas virtuais especializadas como a App Store. E isso já lhe garantiria a propriedade caso alguém decida copiar literalmente a sua ideia.
A divulgação posterior é feita principalmente por redes sociais. E já aprendemos que boas ideias se alastram como fogo em palha. Quase todos os dias lemos sobre aplicativos desenvolvidos por pré-adolescentes, que certamente nem se preocuparam com a possibilidade de serem enganados por indivíduos inescrupulosos.
Caso o seu aplicativo seja mais empresarial do que pessoal, você pode chegar às empresas através de mailings enviados por correio eletrônico ou fazer anúncios pagos no Google.
O mais importante, porém, é que um bom aplicativo é imediatamente reconhecido e repassado através de redes sociais. Comece por aí, para você sentir a aceitação inicial do seu aplicativo.
Max Gehringer, para CBN.
2 comentários:
E o que chega de pedidos de orçamento pra desenvolvimento de app, mas quando a gente pede as especificações das funcionalidades, a pessoa responde "não posso dizer, é secreto".. tsc.
Como dá pra fazer orçamento assim? ara...
Parece até piada.
Postar um comentário