2017-03-06

'Perdi uma promoção para o amigo do gerente' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/03/2017, com um ouvinte que perdeu a promoção no emprego para um amigo do gerente.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Perdi uma promoção para o amigo do gerente'

amigo do chefe

Um ouvinte escreve: "Surgiu uma oportunidade de promoção a gestor, em meu departamento. Éramos dois concorrentes com qualificações semelhantes e, no fim, não fui o escolhido. Ao procurar o gerente para entender por que, ele me respondeu: 'Escolhi o outro porque ele é meu amigo.' Como devo interpretar essa afirmação?"

Como uma demonstração desconcertante de franqueza. O seu gerente poderia ter lhe dado uma série de motivos, alguns que você talvez aceitasse e outros que talvez discutisse. Mas ele preferiu lhe dar aquele que realmente importava para ele: o de preferir ter como subordinado alguém que privasse da amizade dele, o que se traduz em confiança e facilidade de diálogo.

Não que você não fosse confiável ou fosse difícil de tratar. Apenas o outro já tinha dado demonstrações mais que suficientes desse bom relacionamento.

Em empresas politicamente corretas, uma coisa dessas jamais seria dita com tamanha sinceridade. Mas ainda há muitas empresas que preferem simplesmente falar a verdade com todas as letras.

Muito bem. E o que você deveria fazer diante dessa abrupta revelação? Se você não tem motivos para se queixar da empresa atual, sugiro que permaneça nela. Mas agora já sabendo que a amizade é um fator que influi em promoções.

Caso contrário, parece-me mais adequado você buscar uma oportunidade em outra empresa, do que ficar e tentar mudar a mentalidade dos amigos que promovem amigos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin