2017-08-08

Introversão não ajuda uma carreira a decolar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/08/2017, com um ouvinte que é do tipo calado e quer saber como isso poderá afetar sua carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Introversão não ajuda uma carreira a decolar

introvertido trabalhador calado

Um ouvinte escreve: "Sou do tipo calado. Sempre fui assim e não vejo como nem por que mudar agora. Só que meus colegas parecem estar muito incomodados com o fato de eu não participar das rodinhas do escritório sobre assuntos irrelevantes. Pergunto se me manter distante dessas conversas que não levam a nada, pode vir a me prejudicar?"

Vamos lá. Há pessoas que são quietas, mas são sociáveis. Se você evita contatos dentro e fora do escritório, você é introvertido. Grandes gênios da humanidade foram pessoas muito introvertidas, mas, ao que eu saiba, nenhum deles foi empregado de uma empresa.

O que ocorre em empresas é que pessoas que trabalham juntas 8 horas por dia tendem a encontrar maneiras de aliviar a pressão. E uma delas é jogando conversa fora. Não o dia inteiro, mas durante alguns minutos, várias vezes ao dia.

Você não precisa disso, mas isso o torna diferente dos demais. E os diferentes, como você sabe, acabam sendo meio discriminados pela maioria. De repente, por causa da sua quietude, outras atitudes suas podem passar a ser vistas como arrogância ou ar de superioridade.

Se nada disso lhe incomoda, siga sua vida sem dar atenção ao que os outros pensam.

Só me permita dizer, em resposta à sua pergunta, que introversão não ajuda uma carreira a decolar. Se não é do seu interesse atingir posições mais altas, tudo bem. Mas, se for, um mínimo de sociabilidade só irá ajudar, mesmo que lhe pareça inútil.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin