2017-08-29

Sonho do intercâmbio pode atrapalhar candidatos em entrevistas de emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/08/2017, com uma ouvinte que revelou em uma entrevista de emprego que seu sonho era passar um ano no exterior e foi eliminada da entrevista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Sonho do intercâmbio pode atrapalhar candidatos em entrevistas de emprego

entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Participei de uma entrevista e o recrutador me perguntou se eu tinha algum sonho. Eu respondi que sim, que pretendia passar um ano no exterior em um intercâmbio. A entrevista estava indo bem até aquele momento, mas essa foi a penúltima pergunta que me foi feita, a última foi se eu queria saber mais alguma coisa. Não consegui a vaga e fiquei pensando se foi devido à resposta que dei sobre o intercâmbio."

Sim, foi. Em entrevistas, o mais importante é o candidato manter sempre o foco em como ele pode colaborar com a empresa. E projetos pessoais não se enquadram nesse quesito.

Imagine que o candidato seguinte tenha ouvido a mesma pergunta sobre sonho que você ouviu. E que ele tenha respondido: "Meu sonho sempre foi trabalhar nesta empresa."

Se você fosse o recrutador, quem você admitiria? Alguém que disse, como você fez, que se tudo desse certo, você pediria a conta em curto prazo para passar um ano fora, ou alguém que pretendia entrar na empresa para permanecer nela?

Nas próximas entrevistas que você fizer, lembre-se que não existem perguntas inocentes, todas elas têm um propósito específico.

Eu concordo inteiramente com o seu sonho de viajar e espero que você o realize, porque isso será bom para a sua carreira. Mas não é necessariamente bom para uma empresa que está preenchendo uma vaga e quer admitir um funcionário que venha para ficar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: