2017-08-07

Trabalhar em empresas com parentes em cargos de chefia é complicado - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/08/2017, com uma ouvinte que conseguiu o emprego por causa do tio, que é diretor na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Trabalhar em empresas com parentes em cargos de chefia é complicado

ambiente de trabalho difícil

Uma ouvinte escreve: "Um tio meu é diretor de uma empresa e ele me conseguiu um emprego nela. Eu esperava poder começar a trabalhar como todo mundo começa, primeiro mostrando o meu trabalho, para só depois ser julgada. Mas nem cheguei a ter essa chance. Desde o primeiro dia, meus colegas evitam falar comigo e fogem quando eu os procuro para conversar. O que posso fazer para mudar essa situação?"

Bom, como você não pode abrir mão do seu parentesco, vamos tentar entender o que os seus colegas pensam. Você trabalha com eles, mas frequenta a casa do diretor deles. Em conversas familiares, é até inevitável que surja o assunto do emprego e o temor geral é o de que você possa estar dando a seu tio informações que um empregado normal não tem condições de dar a um diretor.

Você talvez diga que não quer o mal de ninguém e muito menos deseja aproveitar o grau de parentesco para conseguir alguma coisa. Só que isso não é bem verdade, já que você conseguiu o emprego por ser parente.

Pensando em médio prazo, o melhor que você pode fazer pelo futuro de sua carreira é aproveitar que está empregada para conseguir outro emprego, no qual você poderá demonstrar as suas habilidades sem provocar suspeitas de favorecimento.

Eu me arriscaria a dizer que seu tio ficaria contente se você tomasse essa decisão, ainda mais se você conseguiu o emprego que tem porque seus pais pediram a ele esse favor.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin