2017-08-02

No mercado de trabalho, transição para outras áreas não é uma mudança fácil - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/08/2017, sobre como mudar de área não é fácil.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

No mercado de trabalho, transição para outras áreas não é uma mudança fácil

mudando de área no mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Trabalho faz 7 anos em uma área da qual não gosto, embora sempre tenha dado conta de minhas atribuições e nunca tenha recebido qualquer crítica. Sabe como é, entrei nessa área e acabei ficando. Mas gostaria muito de mudar para outra área que não tem nada a ver com o que faço. E pergunto se isso é possível?"

Possível é, mas não é fácil. Eu fiz essa mudança em minha carreira. Trabalhei anos na área industrial e depois mudei para vendas.

O que aprendi foi que a adaptação a uma nova área depende muito da adaptação às pessoas que trabalham nela, mais do que ao aprendizado de técnicas e processos.

Porém, a minha mudança ocorreu na mesma empresa em que eu trabalhava, ou seja, as pessoas já me conheciam. Se eu tivesse tentado mudar indo para uma empresa diferente, muito provavelmente teria que explicar tanta coisa nas entrevistas que acabaria desistindo e ficando onde estava.

Então você pode tentar mudar e espero que seja bem sucedido, mas minha recomendação é a de que você tente mudar na empresa em que já está, se ela tiver a área para a qual você deseja ir. Se ela não tiver, você necessitará que um profissional recomende você diretamente.

Enviar currículos com experiência em uma área específica e o objetivo de trabalhar em outra área diferente não irá funcionar. Porque, em processos seletivos, sempre haverá candidatos com experiência na função e eles terão a preferência do selecionador.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin