2017-08-31

É importante não idealizar a figura do chefe - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/08/2017, com uma ouvinte que teve quatro empregos e em todos eles, ela não gostou dos chefes que tinha.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

É importante não idealizar a figura do chefe

chefe bom ruim

Uma ouvinte escreve: "Tive quatro empregos até agora e em todos eles encontrei chefes diretos da pior espécie. Pedi a conta três vezes por causa disso e agora estou vivendo a mesma situação, a de ter uma chefe que não tem noção de como chefiar. Será que sou azarada ou todos os chefes são assim?"

Muito bem. Se você teve um chefe ruim, certamente é azar. Se teve dois, é azar em dobro. Se teve três, é bem provável que o problema esteja em você e não nos chefes.

Você talvez tenha antecipadamente, mesmo antes do seu primeiro emprego, idealizado um chefe perfeito: compreensivo, amigo, sempre disposto a entender e a perdoar. Acontece que chefes são profissionais que sofrem pressão constante dos próprios superiores, por resultados. E isso os torna mais exigentes, menos indulgentes e pouco tolerantes.

É verdade que a alguns chefes falte sensibilidade, a outros sobre arrogância e uns poucos tenham duas caras. Mas acredite em mim: é altamente remota a possibilidade de se deparar com quatro chefes seguidos somente com características negativas. Até porque, eu imagino, nem todos os seus companheiros de trabalho, passados ou presentes, compartilham de sua opinião.

O que posso lhe sugerir é tentar adequar-se às expectativas do chefe, em vez de esperar que ele se adapte ao que você espera de um chefe. Fazendo isso você terá grandes possibilidades de, um dia, se tornar chefe. E poderá chefiar os seus subordinados do modo como gostaria de ser chefiada.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: