2017-08-30

É importante pensar bem antes de colocar referências no currículo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/08/2017, com uma ouvinte que colocou um ex-gerente em seu currículo como referência, mas soube que ele não falou bem dele quando foi consultado por uma empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

É importante pensar bem antes de colocar referências no currículo

currículo classificados

Um ouvinte escreve: "Mandei uma mensagem a um gerente de uma empresa em que trabalhei, perguntando se poderia colocá-lo como referência em meu currículo. Ele respondeu que sim. Mas em um processo de seleção de que participei, uma amiga minha, que por coincidência trabalha na área de recursos humanos dessa empresa, me confidenciou que o gerente foi consultado e, digamos assim, não deu as melhores informações sobre mim. Pergunto se posso tomar alguma atitude a esse respeito?"

Sim, sem dúvida. Você pode retirar o nome dele do seu currículo.

A questão aqui é o entendimento do sentido da palavra "referência". Ela não é sinônimo de elogio, e sim de informação.

Eu imagino que você pensou, e eu pensaria a mesma coisa, que autorização para usar o nome do seu antigo gerente como referência só podia significar que ele estaria disposto a enaltecer as suas qualificações. Mas ao ser consultado, ele foi sincero e respondeu o que foi perguntado pelo selecionador.

É possível que você esteja pensando que ele exagerou nas críticas ou que tenha mentido para lhe prejudicar. Mas isso não invalida o fato de que você não sabia a real opinião dele sobre o seu desempenho profissional. E você não se preocupou em perguntar qual era.

Fica a dica de que algumas empresas, de fato, ligam para pessoas listadas em currículos. Principalmente aquelas que ocupam cargos executivos. E que algumas dessas pessoas primam pela franqueza.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: