2008-03-12

Os sete sinais de que sua carreira pode estar em marcha lenta

Mais uma transcrição dos comentários do Mr. Max para CBN do dia 12/03/2008, disponível via podcast.

Os sete sinais de que sua carreira pode estar em marcha lenta

Uma carreira profissional tem esse nome, carreira, porque ela deve estar sempre em movimento. Não por acaso, a palavra "carreira" veio de carro, o que já equivale a um aviso: não estacione. Uma carreira é construída acelerando nos momentos certos, mas é importante não ser ultrapassado. Por isso, aqui vão os sete sinais de que a sua carreira pode estar em marcha lenta.

1º: falta de foco. Você não tem metas definidas. Seu chefe direto não lhe passou qualquer objetivo numérico para este ano.

2º: falta de rumo. Você não recebe nem elogios nem críticas construtivas. As únicas críticas resultam de explosões momentâneas de mau-humor da chefia.

3º: falta de informações. Sua empresa não tem um processo formal de avaliação de desempenho. Por isso, você nunca sabe se está mais perto de uma promoção ou de uma demissão.

4º: falta de reconhecimento. Você não recebe um aumento por mérito há mais de 2 anos. Mas, algumas pessoas receberam, e ninguém lhe explicou porque você foi passado para trás.

5º: falta de estímulo. Você não tem qualquer incentivo para fazer cursos e se aperfeiçoar. Cursos de especialização são vistos pela empresa como perda de tempo, porque é na vida prática que se aprende a fazer as coisas bem feitas.

6º: falta de explicações. Se você insinua que merece um aumento, ou pede uma transferência, ou solicita uma oportunidade para mostrar que pode fazer mais do que faz, a resposta é sempre vaga. Por exemplo, "esse não é o melhor momento para discutirmos esse assunto". Ou então, "a situação da empresa não permite".

7º, e o pior de todos: falta de perspectiva. Quando você encontra colegas de outras empresas e começa aquela conversa de "e aí, quanto você está ganhando?", você resolve impressionar dizendo que ganha o dobro do que realmente ganha. E aí, um colega diz: "só isso?".

Max Gehringer, para CBN.


/**************************************************

Eu só não tenho o 4º sinal (porque aqui não tem dessa de aumento por mérito, só por tempo de casa) e o 6º (já que é política aqui você não ter aumento nem nada).


Minha carreira tá que nem essa tartaruguinha, huahuahua... (a gente ri pra não chorar)

2 comentários:

CintiaYamane disse...

tortuguita.... hahaaha
o meu, é o 4º, 6º e 7º.. >_<

Unknown disse...

junta todos e me chame...rs