2009-04-15

Corra pra pegar o busão

Hoje o Dimenstein escreveu sobre um estudo feito por cientistas canadenses que diz que quem usa o transporte público (como eu, que pego o busão todo dia de manhã) tem três vezes mais chance de estar em forma do que aqueles pobres motoristas de carro.

músculos no ônibus
Trecho da matéria (que pode ser lida completa aqui):

De acordo com os autores, essas pessoas têm mais chances de cumprir os 30 minutos diários de atividade física moderada, recomendados pela Fundação do Coração e Derrame do Canadá.

Avaliando mais de quatro mil pessoas, os pesquisadores concluíram que as pessoas que usavam mais seus carros tinham menos chances de cumprir as recomendações para atividades físicas, pois caminhavam menos. Na análise com regressão logística multinomial, o uso de transportes públicos foi associado de duas a quatro vezes mais chances de cumprir o nível recomendado de atividades físicas.


correndo atrás do ônibus
Eu acho o resultado dessa pesquisa bem condizente com a nossa realidade, mesmo sendo realizada no Canadá. Aliás, se fosse feita aqui no Brasil, a proporção de pessoas que não precisam frequentar a academia e que usam o transporte público seria maior.

Veja o porquê: provavelmente o ônibus não passa na frente da sua casa, então você vai andando até o ponto. O ônibus que você pega tem poucos horários (que nunca são cumpridos a risca), então você já vai andando rápido pro ponto. E claro, pobre tem sorte, a uma quadra do ponto você vai ver o seu ônibus ali parado. Daí, sai correndo atrás do danado.

E tudo isso vale não só pros busões, mas também pra trens, metrôs, vans, etc...

multidão no metrô
Entrando dentro do ônibus, começa outra batalha, porque é claro que você vai em pé, se equilibrando a cada curva e tremendo quando as rodas passam por aqueles buracos na rua. Tudo isso tentando não se encostar (muito) nos outros passageiros, alguns parecendo que correram a maratona (devido ao seu suor atlético, huahuahua).

Isso, claro, é uma batalha leve se você teve sorte de conseguir entrar no ônibus ou o que quer que seja, sem apanhar de "chicote" dos funcionários das empresas. Por isso que quem usa transporte público se sente tranquilo frequentando aulas de artes marciais: já está acostumado a apanhar...

Enfim, quem depende de transporte público anda em boa forma. Porque ele anda. Simples assim. ;)

3 comentários:

Ana P. disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

Bom, meus trinta minutos de caminhada diária são garantidos pq, pra economizar no transporte, eu saio do trampo e vou a pé todos os dias para a faculdade!!!

Mas mto boa essa do chicote, né... fala sério!

CintiaYamane disse...

aaaahh se tem coisa que eu nao faço é correr atras de busão... pq eles são sacanas, vc ta la correndo abanando os braços que nem um jeca, ai o motorista , so de sacanagem, te larga la com cara de pastel correndo e abanando os braços...

aai prefiro ir andando.. se der tempo deu, senao prefiro pegar o proximo... u_u

disse...

Pior é que é verdade. Eu ando um bocado porque não tenho carro. O ruim é que a gente perde muito tempo no ônibus.

Bjo