2009-04-10

Motivação é a capacidade de trabalhar de olho no futuro - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/04/2009, sobre motivação em tempos de crise.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Motivação é a capacidade de trabalhar de olho no futuro

motivação
Consulta de um gerente preocupado com a inércia de seus colaboradores. Ele pergunta como manter a motivação da equipe, numa época em que não se pode prometer nada, nem um aumento de salário e nem mesmo a manutenção do emprego.

Vamos começar destrinchando a palavra motivação. Ela veio de motivo, que por sua vez veio do verbo latino mover. Motivo é qualquer coisa que impulsiona uma pessoa, que faz com que ela se mova. Tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Portanto, a palavra motivação pode ser definida como uma lista de motivos para que alguém se mexa.

Recentemente, um belo comercial de TV perguntava: "O que faz você feliz?" E aí, dava uma longa lista de coisas, simples e comuns, que qualquer pessoa pode fazer.

Quando alguém se coloca objetivos pessoais muito altos, como ficar milionário, por exemplo, aquelas pequenas pílulas de felicidade de cada dia parecem não ter nenhuma importância. Da mesma maneira que a campanha perguntou ao consumidor o que faz você feliz, uma empresa perguntaria ao funcionário: o que faz você ter motivação? O salário, o colega hilário, o vale-refeição, o chefe de bom coração?

Normalmente, em tempos de estabilidade ou crescimento, são as empresas que providenciam os motivos. E os funcionários reagem positivamente a eles, empenhando-se mais no trabalho. Essa é a definição de motivação e isso exige que as empresas tenham recursos para investir.

Quando a fartura é substituída pela insuficiência, como na presente situação de crise, a lista de motivos fica enxuta, ou quase desaparece, gerando aquele clima de incerteza e de abandono. Não é que a empresa esteja se omitindo: ela está temporariamente transferindo a responsabilidade pela motivação para o próprio funcionário.

Então, se a motivação não vem de fora, ela precisa vir de dentro. Trabalhar mais e melhor não é algo que se faz pela empresa, mas pela carreira e pela família. Então, o que faz alguém ter motivação? A capacidade de trabalhar de olho no futuro, quando todos estão preocupados em olhar apenas o presente.

Max Gehringer, para CBN.

/**********************************************************************************

Em tempo: a propaganda a qual o Max se refere creio ser do Grupo Pão de Açúcar, que realmente é muito bonita. E se você não viu na TV (como eu, porque aqui por perto não tem Pão de Açúcar), abaixo vai a primeira propaganda:



Esse é apenas o primeiro vídeo, tem mais 3 da campanha, que você pode conferir no Uaiuai - O que faz você feliz?, que inclusive tem todo o texto das propagandas.

4 comentários:

Mari disse...

Esses discursos motivacionais sao engraçados ;D

Ana P. disse...

Eu nunca sei direito o que é motivação. Minha empresa confunde "motivação" com "campanha para alcançar metas". Isso pra mim não é motivação.

E em tempo: eles dão com uma mão e tiram com a outra. Motivação pra mim seria aumentar o quadro de funcionários, para que eu pudesse trabalhar menos. Mas enfim, a crise, blá blá blá...

Perdido disse...

Lembrei daquele video filtro solar...

I-Pixel disse...

Hahahah!
Sabe que eu também lembrei do vídeo do filtro solar? rs
Tô parecendo o Perdido.

Nossa, só perto de casa tem Pão de Açúcar em 2 lugares. =P