2009-04-20

Filme: Evocando Espíritos

Sábado fui assistir ao novo filme de fantasmas que estreou, com o chamativo (e esclarecedor) título de Evocando Espíritos (no original, The Haunting in Connecticut).

Evocando Espíritos poster
Logo no começo do filme já vemos que ele é baseado em uma história real, o que não quer dizer muita coisa, pois o "baseado" pode ser muito diferente do que realmente aconteceu. O que é provavelmente este o caso. Mas enfim...

Evocando Espíritos conta o drama da família Campbell, cujo primogênito desenvolveu câncer ainda adolescente. Para ajudar no tratamento, que é feito em outra cidade, a família acaba se mudando para mais perto do hospital. E aí entra o clichê da "casa barata, mas com uma história"...

evocando espíritos matt
Depois de se mudarem, começam aqueles sustos típicos de filmes de fantasmas: o jogo de sombras, imagens que uma hora estão ali, e no momento seguinte, já se foram, até pratos caindo temos. Mas no começo, isso parece afetar apenas o jovem Matt, que está lutando contra o câncer, e que tem quase literalmente um pé na cova.

Mas logo os assombrações começam a importunar com mais afinco os outros familiares também. E nesse momento, enfim eles vão atrás da verdadeira história da casa, que originalmente era uma funerária em que o dono conduzia certos "experimentos", envolvendo a evocação de espíritos. O resto da história você confere indo ver no cinema.

Evocando Espíritos rezando
O filme Evocando Espíritos é cheio de clichês sobre fantasmas e não acrescenta muito à essa mitologia. O filme é dividido em duas partes, a primeira tendo foco pesado no drama familiar, sobretudo com a questão do câncer de Matt, mas algumas subtramas desnecessárias (e que acabam totalmente perdidas) também estão ali, como o alcoolismo do pai ou a situação da prima "agregada" na família. Infelizmente, explorada de maneira fraca, todo o drama acaba se tornando chato.

A segunda parte é mais voltada ao terror, aos filmes de fantasma. Esta parte, pra quem é fã de filmes de fantasmas, é mais legal, apesar de você praticamente já saber como tudo termina (afinal, são os clichês deste tipo de filme).

No geral, Evocando Espíritos é um filme mediano. Até rende uns bons sustos, mas não espere originalidade nem nada demais dele.

Trailer:


3 comentários:

CintiaYamane disse...

aah eu kero ver.. adoro ver filminhos assim.. mas nao keria pagar 12 reais pra ver um filme..

Ana P. disse...

Eu tenho medo de filmes de terror.

Medo, pavor. Eu sonho de noite. por isso não assusto.

Eu sou facilmente impressionável.

Unknown disse...

O filme realmente é espetacular,assisti 7 vezes seguidas.