Se alguém me perguntar sobre o que é o filme Presságio (no original, Knowing), nova empreitada de Nicolas Cage, eu poderia responder muitas coisas. E todas elas seriam verdadeiras.
Presságio começa com uma vertente de mistério, um ar até sobrenatural, quando o personagem de Nicolas Cage, através de seu filho, acaba descobrindo um papel, colocado numa cápsula do tempo, contendo diversos números. (Pra quem não sabe, uma cápsula do tempo é um brincadeira em que coloca-se objetos num recipiente para ser aberto alguns anos no futuro, nada a ver com o McFly e o DeLorean.)
Nicolas Cage, nosso herói, acaba descobrindo que aqueles números referem-se a datas de diversas tragédias, todas com muitas mortes, da humanidade nos últimos 50 anos. E mais, algumas dessas predições ainda não aconteceram. E agora, o que fazer?
Vemos nascer um pequeno embate entre o determinismo que diz que tudo está escrito, com um propósito, e o pensamento de que tudo são coincidências, um mero acaso das circunstâncias. Isso entremeado pelo drama pessoal do personagem, que é um professor/cientista que recentemente perdeu a mulher.
Logo esse toque dramático dá lugar (mas não é totalmente descartado) a algumas cenas de ação, de tirar o fôlego. E o mistério sobrenatural pouco a pouco se encaminha para um desfecho de ficção científica.
Apesar de ter gostado do filme, não dá pra negar seus defeitos. Algumas situações são forçadas demais, especialmente depois de vermos o final do filme. E elas estão lá no roteiro apenas para criar um clima, que no final, acaba sendo descartado.
Nicolas Cage continua com a sua cara de cachorro pidão, mas como o resto do elenco, está muito bom (destaque especial para as crianças).
Enfim, Presságio é um filme legal, que vale a pena ser visto (eu nem percebi direito as duas horas de filme, o que sempre é um bom sinal). Mas o título original, Knowing (Saber) ainda é melhor (apesar de não ter um apelo comercial tão bom por aqui).
Trailer legendado (eu não aconselho a ver o trailer, mas a escolha é sua):
Para saber mais: crítica do Omelete e crítica do Pipoca Combo.
4 comentários:
Segui seu conselho e não vi o trailer. Aqui. Porque eu já vi em algum lugar e não gostei.
Mas se você diz que é bom, eu acredito.
Sinceramente?
Estou me mordendo para não ver o trailer como você disse. xD
Mas já estou planejando assistir o filme. =P
Se você acha que isso tem a ver com ficção científica provavelmente não conferiu o rodapé da figura encontrada no quarto... O filme é muito bom e muito sutil na sua mensagem, eu recomendo.
Er... aliens não seria ficção científica?
Postar um comentário