Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/05/2011, sobre como fazer uma apresentação pessoal para um processo de seleção.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Como fazer uma apresentação para um processo seletivo?'
Uma ouvinte angustiada escreve: "Estou participando de um processo de seleção em uma empresa na qual eu gostaria muito de trabalhar. Passei pela bateria inicial de testes escritos e fiquei entre os doze finalistas. Agora, na prova final, que será assistida por três avaliadores, a empresa solicitou que cada um dos doze candidatos levasse uma apresentação de cinco minutos, em powerpoint, com o tema 'Quem é você'. Estou angustiada porque não sei o que a empresa está querendo e não quero perder essa vaga."
Muito bem. Esse tipo de apresentação está entrando na moda. A empresa estará avaliando três coisas.
A primeira é a sua capacidade de síntese. Você terá que contar a história de sua vida em cinco minutos.
A segunda é a sua habilidade para montar uma apresentação que seja, ao mesmo tempo, informativa e agradável de assistir.
E a terceira é a sua habilidade de se expressar falando.
Uma dica que eu lhe dou é montar a sua apresentação com imagens e não em textos. Além de mostrar a sua criatividade, será mais agradável para quem estiver assistindo.
Eu lhe sugiro começar listando algumas de suas características pessoais e usar fotos antigas para ilustrá-las. Por exemplo, "sou feliz", com uma foto de você quando era bebezinho, abrindo um sorriso enorme. E em seguida, "mas sei ser séria no trabalho", com uma foto em que você está com a expressão mais séria do mundo.
Liste dez coisas que você é, mas que tenham a ver com a vida profissional. Não use fotos apenas para se gabar, do tipo "essa sou eu de férias".
E lembre que a vantagem de fazer uma apresentação assim é que você poderá treinar bastante. Faça a apresentação para a sua família, até que você memorize cada frase, cada pausa, cada olhar.
E na hora, olhe nos olhos dos três avaliadores e não se preocupe com os outros onze candidatos. Eles é que terão que se preocupar com você.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
Amei "esse sou eu de férias", hahaha!!! O pior é quem tem (muita) gente que faz isso, viu? Fala sério.
Beijos, bom finde,
Bela - A Divorciada
Postar um comentário