2011-05-04

Profissional precisa ter foco para não perder o rumo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/05/2011, sobre foco na carreira e oportunidades de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Profissional precisa ter foco para não perder o rumo

foco carreira
"Não sei se o meu caso é comum", escreve uma ouvinte, "mas eu já perdi várias oportunidades de emprego por achar que eu não daria conta dos trabalhos que me foram oferecidos. Eu tenho um emprego que me dá visibilidade junto a muitos clientes. E em função disso, alguns deles já me fizeram convites para assumir funções diferentes daquela que eu venho executando. Uma vez ouvi você falar que precisamos ter foco naquilo que fazemos. E as suas palavras me trouxeram conforto quando decidi não aceitar as propostas que recebi. Mas depois de sete anos fazendo sempre a mesma coisa, fico me perguntando se deixei passar boas oportunidades que eu poderia ter aproveitado."

Bom, em primeiro lugar, sim, o seu caso é comum. O que aconteceu com você já aconteceu com muita gente que se sentia segura executando uma tarefa e ficou com receio de arriscar uma mudança. Eu realmente disse que é preciso ter foco. Mas também disse que algumas vezes nós encontramos uma carreira, e outras vezes, uma carreira nos encontra.

Quando eu falo em falta de foco, refiro-me a profissionais que ficam pulando de uma área para a outra sem se encontrarem em nenhuma. Depois de cinco anos e igual número de empregos, o currículo vira uma geleia, e o profissional acaba visto pelo mercado como alguém sem rumo.

Isso é bem diferente de tentar uma atividade nova, principalmente quando o convite vem de alguém que já conhece você. O simples fato de você ser convidada já significa que você foi previamente avaliada e que quem a convidou, viu em você as condições para fazer o trabalho oferecido.

Da próxima vez, eu sugiro que você arrisque, se a proposta for boa em termos de remuneração e de carreira. Pode dar certo e pode dar errado, mas em casos como o seu, a chance de dar certo é bem maior.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: