2010-12-16

Autoconhecimento para combater a falta de foco e de um plano de carreira - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/12/2010, sobre autoconhecimento no planejamento da carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Autoconhecimento para combater a falta de foco e de um plano de carreira

degraus no trabalho
"Tenho 24 anos", relata um ouvinte. "Já passei por três empresas de ramos bem diferentes, e nelas ocupei três funções em áreas diferentes. A minha conclusão é que não sei para onde estou indo, porque nunca pensei para onde queria ir. Será que o que está me faltando é um plano de carreira?"

Sim. Outra palavra que você poderia usar, seria foco. Mas tanto ela, quanto plano de carreira, levam ao mesmo objetivo. Você precisa saber onde está, onde quer chegar, e o que será preciso fazer para poder chegar.

O primeiro passo é um exercício de autoconhecimento. Comece listando as coisas que você faz melhor. Você é bom em números? Em informática? No relacionamento com os colegas? Você se sente melhor numa função estática, sentado em frente a um computador, ou prefere viajar? Você gosta de falar e de discutir, ou prefere trabalhar num ambiente silencioso, em que cada um se concentra em seu próprio trabalho? Essa lista não lhe indicará um ponto futuro claro e preciso, mas lhe dará uma direção a seguir. Através dessa lista já lhe será possível concluir se você quer trabalhar na área administrativa, na área de produção, ou na área de vendas, que são diferentes entre si e exigem características diferentes.

Feita essa primeira escolha, você deve listar o que está lhe faltando. Por exemplo, uma faculdade, ou um curso de especialização, ou um curso de comunicação verbal ou um curso de informática, ou um idioma. Você certamente não poderá fazer todos eles ao mesmo tempo e, portanto, precisa dar a eles uma ordem de importância ou de necessidade. Mas coloque como uma missão profissional que você não irá desistir até completar todos eles.

Também é importante que você, ao se decidir por uma área específica, não desista aos primeiros obstáculos. O que mais atrapalha um plano de carreira é aquela mudança sem um objetivo, só porque uma coisa não funcionou como você queria. O seu plano de carreira não é uma estrada pavimentada. É uma trilha, que terá subidas, descidas e contornos. Às vezes, você terá que recuar um pouco. Outras vezes terá que esperar um pouco. O que importa é que você nunca perca o seu objetivo de vista.

E finalmente, será vital você estabelecer contatos com pessoas da sua área de atuação. São essas pessoas que no futuro poderão contratá-lo ou indicá-lo para uma boa vaga. Um plano de carreira é sempre um exercício individual. Mas quem anda em boa companhia, sempre chega mais rápido.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: