2010-12-21

'Estou deixando a empresa e tenho dúvidas sobre o que fazer com os e-mails' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/12/2010, sobre o uso do e-mail nas empresas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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'Estou deixando a empresa e tenho dúvidas sobre o que fazer com os e-mails'

email corporativo empresa
"Estou deixando a empresa após três anos trabalhando aqui", escreve um ouvinte. "E tenho dúvidas sobre o que fazer com os e-mails que eu recebi e enviei durante esse tempo. Tenho mais de quinhentas mensagens armazenadas em meu computador. Creio que muitas delas poderiam ser úteis para meu substituto entender como meu trabalho era executado, que tipo de informação eu passava para quem e por aí vai.

Por outro lado, reconheço que também guardei muitas informações que não servem para nada e que só ocupam espaço. O que devo fazer? Deletar tudo? Deletar o que eu acho que não tem importância? Ou não deletar nada e meu substituto que faça o que ele bem entender?"


Das três hipóteses, a terceira é a mais correta: deixar tudo como está. Por um motivo simples: todas as informações de caráter profissional que você recebeu ou enviou nesses três anos pertencem à empresa.

Antes do advento do e-mail, a situação era mais fácil de entender. Memorandos eram arquivados e nenhum funcionário, ao sair da empresa, pensava em ir ao arquivo para rasgar ou queimar os memorandos que ele considerava sem importância. E como todos nós sabemos, pelo menos metade do que é arquivado realmente não serve para mais nada após um par de anos.

Mas naquela época estava claro que o memorando era propriedade da empresa. E não sei hoje está claro para todo mundo que o e-mail também é. Então, eu sugiro que o nosso ouvinte deixe tudo como está e explique isso ao seu substituto.

Mas eu gostaria de aproveitar a consulta para clarificar um outro ponto. Muita gente mistura assuntos profissionais e pessoais no mesmo e-mail. Começa contando onde passou o fim de semana, entra no assunto propriamente dito e termina com uma gozação do tipo "E o teu time, hein? Que vexame."

É claro que numa conversa telefônica muita gente faz isso. Mas deixar a prova por escrito é algo que pode e deve ser evitado, porque cria uma imagem bem pouco profissional.

Como o conteúdo do e-mail pertence à empresa, sempre é bom tomar o cuidado de usá-lo apenas para assuntos da empresa. Quem quiser mandar uma mensagem para um colega, deve fazê-lo num e-mail a parte, e deletá-lo de imediato. E torcer para que o colega faça o mesmo.

Max Gehringer, para CBN.

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