2010-12-24

A felicidade profissional - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/12/2010, sobre a felicidade profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A felicidade profissional

felicidade profissional
Véspera de Natal e começo da última semana do ano. Mais uma vez, chegamos àquela época de confraternização e de pequenos agrados. Um momento fugaz no tempo, em que o mundo corporativo, de repente, parece ter ficado um pouco melhor do que realmente é. Por isso, hoje vamos entrar no clima. E falar sobre a felicidade profissional.

Felicidade é acordar de manhã com vontade de ir trabalhar. É chegar no trabalho distribuindo sorrisos. É enxergar prazer num trabalho rotineiro. É enfeitar o dia com demonstrações explícitas de produtividade. É acreditar que todos os colegas são íntegros e confiáveis. É ter prazer em colaborar com quem precisa de auxílio. É ter paciência para entender os que dão impressão de que não querem ser felizes de jeito nenhum. É enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente em momentos de grande pressão. É vibrar intensamente com a cerimônia do amigo secreto. É repetir, para quem quiser ouvir, que o chefe é o melhor chefe do mundo.

Tudo isso faz o dia passar mais rápido, mas há um pequeno inconveniente. Como regra geral, são os ambiciosos insatisfeitos que avançam mais rapidamente na carreira. Os funcionários alegres e felizes, aqueles que concordam com tudo e nunca reclama de nada, invariavelmente ganham menos do que merecem. E costumeiramente são passados para trás na hora das promoções.

Isso é bom ou é ruim? Depende. Para quem vê o trabalho como um fim, e não como um meio, felicidade é ter um bom cargo, um ótimo salário e um plano de carreira. Mas para quem pensa diferente, a Bíblia esclarece que trabalhar é o mesmo que perseguir o vento. E pondera que a felicidade não está no trabalho. Está em poder desfrutar os frutos do trabalho.

Portanto, a sabedoria milenar ensina que por maior que seja a felicidade no trabalho, a verdadeira felicidade começa quando acaba o expediente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: