2010-12-28

Como mudar de área profissional? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/12/2010, sobre a mudança de área profissional depois de passar um bom tempo em outra área que não a sonhada.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como mudar de área profissional?

escada profissional
Este período de final de ano costuma mexer com a cabeça de muitos profissionais. É uma época em que se costuma questionar o passado e pensar em planos para o futuro: fazer exercícios, emagrecer, largar algum vício, ter mais qualidade de vida, essas coisas que todo mundo quer e passa o ano inteiro adiando, porque o trabalho é muito e não dá tempo de pensar em mais nada.

Alguns desses planos duram no máximo uma semana, mas outros são mais duradouros. Esse é o caso de um ouvinte que escreveu para dizer que após trabalhar doze anos num banco, cansou. Ele tem um bom cargo e um salário bem razoável, mas a história dele é semelhante à de milhares de profissionais. Ele começou a trabalhar no primeiro emprego que apareceu, conseguiu bons resultados, recebeu promoções e os sonhos foram ficando para trás.

Aí, um belo dia, os sonhos saem do estado de hibernação em que foram colocados. É o que está ocorrendo com nosso ouvinte. Ele queria ser arquiteto, mas como não tinha recursos para estudar Arquitetura, entrou no banco e foi ficando. Agora, ele acha que chegou o momento de perseguir o sonho de juventude. E pergunta se daqui a cinco anos, quando ele tiver 39 anos, terá oportunidades como arquiteto no mercado de trabalho.

A resposta é sim, se ele for amigo ou parente de alguém que tenha um escritório de Arquitetura. A resposta também é sim, se o nosso ouvinte tiver condições de abrir o próprio escritório de Arquitetura e contratar arquitetos experientes. É uma opção arriscada, porém é mais viável do que ele tentar disputar uma vaga no mercado de trabalho com profissionais que já tenham experiência de muitos anos.

Não quero, de forma alguma, tirar de quem quer que seja, o direito de sonhar. Mas alerto que o diploma em uma determinada área não é suficiente para abrir portas quando um profissional passou toda a sua carreira em uma área completamente diferente.

A minha sugestão ao nosso ouvinte, e a todos os ouvintes que estão pensando em fazer cursos para mudar de área, é simples: comecem a fazer esses cursos. Deixar de fazê-los, irá perpetuar aquela impressão de que as coisas poderiam ter sido diferentes e melhores, se a tentativa tivesse sido feita.

Por isso, somente a tentativa irá mostrar o que acontecerá no mundo real. Que em raros casos, fará com que o sonho vire realidade. Logo, se há uma chance, por ínfima que ela seja, vale a pena persegui-la.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: