2010-12-05

Filme: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1

Antes de mais nada, devo dizer que não sou um ardoroso fã da saga de Harry Potter. Vi todos os filmes, uma única vez cada um, e ainda não li nenhum dos livros (mas pretendo um dia lê-los, estão todos guardados no armário). Dito isso, posso dizer, sem me deixar influenciar por "fãzismos", que Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (ou originalmente Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1) faz jus ao termo marketeiro de "épico". Sim, o filme é sensacional.

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1 poster cartaz

Creio que eu seja uma das poucas pessoas no mundo a não saber o final de Harry Potter, mas como é de praxe falar sobre a história... Voldemort finalmente voltou com tudo, e seus asseclas, os comensais da morte, se infiltraram em todos os lugares. Com a ameaça cada vez mais no cangote, Harry Potter (Daniel Radcliffe), com seus amigos Ron Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) acabam fugindo e ficando isolados, após fugirem de um ataque na festa de casamento do irmão de Ron. Pela primeira vez realmente sozinhos, os três acabam embarcando numa jornada (literalmente) atrás das horcruxes, onde estão partes da alma de Voldemort.

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1
A cada filme, a série vem se tornando mais sombria e mais adulta. Este Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, pode ser chamado, sem dúvida, de um filme para adultos (não me refiro aos XXX). O filme reúne momentos de intensa dramaticidade, cenas de ação muito bem feitas e um desenvolvimento estupendo dos personagens. Pra mim, a melhor cena de todo o filme é a cena logo no início, em que Hermione apaga a memória dos pais e todo traço de sua existência para/com eles, para protegê-los. E se essa cena foi, pra mim, a mais marcante, saiba que as cenas posteriores não deixaram por menos.

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1
O mundo de Harry Potter 7.1 é um mundo em guerra. E, como tal, acabam sendo tempos sombrios. Até mesmo os excelentes alívios cômicos, propiciados em sua maioria pela família Weasley, soam como risadas nervosas à beira de uma batalha.

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1
Tendo quase duas horas e meia de duração, e compreendendo mais ou menos apenas metade do livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 consegue desenvolver maravilhosamente bem os personagens e seus interrelacionamentos. O ritmo mais lento consegue, inclusive, fazer um grande feito, que é dar uma boa noção da passagem do tempo, enquanto os jovens bruxos "acampam" por aí. Isso é algo geralmente complicado em filmes, tanto que, por exemplo, no primeiro Senhor dos Anéis, a versão para cinema faz com que a jornada dos personagens pareça um passeio no parque (problema resolvido na versão extendida). E só me lembrei mesmo de Senhor dos Anéis porque a horcrux que os personagens carregam por um tempo parece afetá-los tanto quanto o Um Anel. :)

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1
Definitivamente, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 é um filme voltado para os fãs. Quanto mais hardcore o fã, mais ele sairá extasiado da sessão, pois as referências aos filmes (e livros) anteriores são muitas, e importantes, dentro do contexto do filme. Por isso, alguém como eu, apenas um médio espectador, às vezes se sente um pouco perdido, mas nada que comprometa o filme como um todo. E não poderia deixar de citar a animação bacana que explica o que são as relíquias da morte, do título. (E eu achava que as horcruxes é que eram as tais relíquias...)

filme harry potter e as relíquias da morte parte 1
Com excelentes atuações (em especial, do trio de protagonistas), e uma direção confiante de David Yates, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 é, sem dúvida, o melhor filme da série até agora (e também um dos melhores do ano). Que venha logo a parte 2.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete e no Cinema em Cena.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando você ler os livros vai perceber que esse é o filme mais fiel ao livro de todos os filmes da série.
Sai da sala de cinema completamente satisfeita e com vontade de quero mais.

Parabéns pela crítica!

Ana disse...

Eu sabia que vc iria gostar.
Gostei da sua análise.
Fiz um textinho bem mais ao meu modo (uma fã dos garotos).

Se tiver um tempinho dê uma olhada:
http://conviteaosilencio.blogspot.com/2010/11/harry-potter.html

Beijos e que venha logo a segunda parte!

Ana disse...

Também acho que deveriam ter dividido, mas aí levaríamos uns 15 anos para ver todos os filmes...

Obrigada pela visitinha, será sempre bem-vindo.

bjs