2010-12-08

Teatro: Dom Quixote, na UFSC

Apesar de não dizer que sou um especialista em cinema, tenho orgulho em dizer que entendo um bocado dessa arte. O mesmo não posso dizer do teatro, mas como meio para uma história, ainda dou alguns pitacos. ;)

Em curtíssima temporada, o pessoal do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está apresentando a peça Dom Quixote. Hoje foi a estreia e eu estive lá. Se tiver a oportunidade, recomendo ir assistir: além de muito bacana, é gratuita!

dom quixote na ufsc artes cênicas

Dom Quixote, a peça, é baseada na obra de mesmo nome de Miguel de Cervantes. Sério, pra fazer algo ruim com Cervantes (ou com Shakeaspeare), é necessário muito empenho. Então, isso já é meio que uma garantia de algo razoável.

Mas no caso da peça montada pelo pessoal da UFSC, o resultado vai além do texto de Cervantes. Um dos pontos em que o teatro tradicional "perde" para o cinema, é na ambientação: enquanto no cinema, você tem vários cenários mais completos, no teatro isso é mais limitado, mesmo numa superprodução, em que há vários cenários. No teatro tradicional, a imaginação do espectador deve preencher uma boa parte das lacunas.

Nesta montagem, parte desse "problema" é contornado ao fazer com que a peça não se apresente em apenas um lugar, mas seja itinerante pelos gramados e espaços da UFSC. Ou seja, a ação não se restringe ao espaço do palco, mas toma como palco a própria UFSC, fazendo com que acompanhemos Dom Quixote e seu companheiro Sancho Pança conforme eles se aventuram por entre os prédios, pátios e árvores da universidade (e quem conhece, sabe que lugar não falta).

Isso faz com que não apenas a peça ganhe um aspecto mais dinâmico, como também é extremamente agradável dependendo do tempo (como hoje, que tinha uma brisa refrescante soprando e a lua crescendo no céu).

A parte "circense" da peça é bacana, especialmente quando as meninas usam fogo. (!) A atuação é boa, apesar de transparecer algum nervosismo inicial em alguns dos atores/atrizes. A música é outro ponto alto: com músicos fazendo o som ao vivo, por vezes com toques de repercussão (em algum tipo de tambor, não sei direito, sou totalmente iletrado em termos musicais), em outras tocando instrumentos com um som mais "medieval" (com flauta e um instrumento de corda que também não sei o nome), a música não só acompanha a peça, mas faz parte da narração.

Terminando e abrindo a peça com muito simbolismo, talvez essa seja o ponto fraco da montagem. Além da quantidade (alta) de simbolismos, estes por vezes, parecem um tanto pretensiosos demais, como na abertura, em que um teatro de luzes e sombras nos entrega pássaros voando, entre outras coisas (que não falarei para não estragar a surpresa). Tecnicamente muito bacana, entretanto.

Enfim, se quinta (9) ou sexta (10) você quiser curtir uma peça bacana, na UFSC, Dom Quixote é uma pedida bacana. Às 20:30, começando na sala 403 do CFM, e se chover, a peça é adiada.

Mais informações no site Notícias da UFSC.

P.S. Esse post só tem como imagem o cartaz da peça porque o burro que vos escreve preparou a câmera fotográfica mas esqueceu em casa.

P.S.2. Muitas mulheres gatas, tanto se apresentando na peça, quanto assistindo. :D

P.S.3. Agradecimentos ao meu amigo Nextrax pelo email com a dica da peça.

Um comentário:

Unknown disse...

Também gostei muito da peça. Só para constar, o nome do instrumento de corda que vc mencionou é violoncelo.